Segundo o PS, a Câmara Municipal de Mondim de Basto vai construir um Centro de Recolha Oficial de Animais no meio da floresta, num “local sem acessos nem infraestruturas”.
Em comunicado, o PS revela que o presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto “assinou despacho que declara o interesse público na construção de um Centro de Recolha Oficial de Animais (CRO), um expediente que vai permitir construir este novo equipamento em Espaço Florestal de Produção e Estrutura Ecológica Municipal”.
Para chegar ao novo CRO, “será necessário percorrer quase 1,5 quilómetros por um caminho florestal, só acessível com viaturas todo o terreno. O local em causa não é servido por qualquer infraestrutura de abastecimento de água, saneamento ou energia”, acrescenta a mesma nota.
Os socialistas frisam que “a localização escolhida no nosso concelho não se adequa aos tempos que vivemos e revela ausência de planeamento, numa decisão completamente descabida”. Por isso, “apesar de estarmos perante uma decisão consumada, os vereadores do PS votaram contra a ratificação e apelaram ao executivo para rever esta inconcebível localização”.
O PS critica também o facto de “não terem sido ouvidas” as associações que desenvolvem atividades que visam a promoção do bem-estar animal sobre a escolha do local.
O CRO é um espaço que vai além do comum “canil”. Para além dos espaços para alojar os animais (cães e gatos), terá uma sala de tratamentos e esterilização, serviços prestados pelo veterinário municipal, e um parque de exercício para os animais.
O CRO “exigirá um acompanhamento diário por parte dos serviços da autarquia e deveria ser acessível para os inúmeros voluntários que contribuem para a causa do bem-estar animal, bem como, para qualquer cidadão que se disponibilize a adotar um animal”, frisa na mesma nota a concelhia do PS, que é liderada por Nuno Lage.