PSD quer “calamidade pública” para produtores afetados pelo mau tempo
Depois de visitarem as localidades afetadas pelo mau tempo da semana passada, os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Vila Real, Pedro Pimentel e Luís Ramos, pediram ao Governo a declaração de calamidade pública para ajudar os agricultores afetados pela chuva torrencial e granizo, que caíram com grande intensidade na freguesia do Pinhão, na união de freguesias de Casal de Loivos, Vale de Mendiz e Vilarinho de Cotas, na freguesia de Sanfins do Douro e na freguesia de Vilar de Maçada, no concelho de Alijó.
Na tarde do dia 28 de maio e na sexta-feira, em poucas horas, a chuva torrencial e granizo originaram elevados prejuízos a nível social, económico e agrícola.
Os dois deputados revelam que naquelas freguesias há produções agrícolas onde se registou “perda total”. Noutros casos, o efeito da violenta destruição é de tal forma que fica comprometida toda a produção agrícola nos anos seguintes. “É o caso de muitas vinhas que, além da perda do fruto para a próxima campanha que se aproxima, não têm capacidade de regeneração, obrigando a replantações”, revelam os sociais-democratas em comunicado, adiantando que apenas “novas plantações poderão restabelecer a produção regional”.
“Representarão uma diminuição na produção vitícola nesta região e consequentemente na rentabilidade
Artigo exclusivo PREMIUM
Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.
APOIE O NOSSO TRABALHO.APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamante certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.