Domingo, 12 de Janeiro de 2025
No menu items!

PSD quer “calamidade pública” para produtores afetados pelo mau tempo

Depois de visitarem as localidades afetadas pelo mau tempo da semana passada, os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Vila Real, Pedro Pimentel e Luís Ramos, pediram ao Governo a declaração de calamidade pública para ajudar os agricultores afetados pela chuva torrencial e granizo, que caíram com grande intensidade na freguesia do Pinhão, na união de freguesias de Casal de Loivos, Vale de Mendiz e Vilarinho de Cotas, na freguesia de Sanfins do Douro e na freguesia de Vilar de Maçada, no concelho de Alijó.

-PUB-

Na tarde do dia 28 de maio e na sexta-feira, em poucas horas, a chuva torrencial e granizo originaram elevados prejuízos a nível social, económico e agrícola. 

Os dois deputados revelam que naquelas freguesias há produções agrícolas onde se registou “perda total”. Noutros casos, o efeito da violenta destruição é de tal forma que fica comprometida toda a produção agrícola nos anos seguintes. “É o caso de muitas vinhas que, além da perda do fruto para a próxima campanha que se aproxima, não têm capacidade de regeneração, obrigando a replantações”, revelam os sociais-democratas em comunicado, adiantando que apenas “novas plantações poderão restabelecer a produção regional”. 

“Representarão uma diminuição na produção vitícola nesta região e consequentemente na rentabilidade

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS