A PSP e a GNR vão manter-se em Lamego. Esta decisão foi tomada depois numa reunião havida, na quinta-feira à tarde, em Lisboa, entre o Ministro da Administração Interna, António Costa, e o Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes.
“É uma decisão definitiva”– garantiu-nos este autarca.
“O senhor Ministro decidiu bem e foi de encontro àquilo que nós desejávamos, prevalecendo a preocupação da prestação dos serviços ao cidadão e não obedecendo a critérios que tenham os números como factor dominante”.
Francisco Lopes soube de António Costa que a responsabilidade, ao nível da segurança, no que respeita a uma freguesia do concelho, vai sofrer uma alteração. Assim, alguns lugares da freguesia de Almacave, entre outros, Souto Covo, até agora sob a alçada da GNR, passarão para a PSP, ficando esta com a totalidade da freguesia. No que concerne à freguesia da Sé, será partilhada pela PSP (na zona urbana) e GNR (zona rural). De referir que mal a decisão do Ministro foi conhecida, em Lamego, a reacção da população foi de satisfação geral, tendo sido posto um ponto final a alguma apreensão, por parte da própria autarquia e dos agentes locais.
Sublinhe-se, ainda, que estas alterações vêem na sequência da reestruturação das forças policiais e da redefinição das competências territoriais que está a ser levada a cabo pelo Ministério da Administração Interna (MAI).
Jmcardoso