O adjunto de comando dos bombeiros, Carlos Santos, disse, ao Nosso Jornal, que a obra “já tinha sido iniciada há cerca de meio ano”, adiantando que o financiamento conseguido “abrange a construção de camaratas femininas e masculinas, balneários, vestiários, garagem para carros de fogo”, enquanto as intervenções de remodelação incidem sobre o rés-do-chão das actuais instalações, nomeadamente na “camarata de saúde, masculino e feminino, secretaria e a cobertura do edifício, onde já entrava água”.
Por sua vez, o presidente do Município, Francisco Tavares, reconheceu que “a obra é necessária para proporcionar melhores condições aos bombeiros, sendo que representa a concretização de um velho anseio da instituição”. O autarca adiantou também que o Quartel dos Bombeiros de Valpaços necessita de obras de remodelação. “É um edifício que tem 15 anos e apresenta já algumas fragilidades. Nós, autarquia, estamos dispostos a colaborar no financiamento nos mesmos moldes do que fizemos com o de Carrazedo de Montenegro, assim o Governo esteja disposto também a contribuir”.
O Governador Civil do Distrito de Vila Real, Alexandre Chaves, ficou satisfeito com a atribuição da verba pelo MAI. “Tudo o que seja em favor ou benefício da operacionalidade dos nossos bombeiros é bem-vindo, agora espero que na segunda fase sejam contemplados os Bombeiros de Peso da Régua e os da Cruz Branca de Vila Real”.
As obras do Quartel de Carrazedo de Montenegro deverão estar concluídas até final deste ano.