Na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) para o ano letivo 2024/25, foram colocados 49.963 novos estudantes no ensino superior público, informou hoje a pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).
Em comunicado oficial explica que 56,1% dos estudantes foram colocados na sua primeira opção e 87,8% numa das três primeiras opções de candidatura. A DGES acrescenta que a taxa de colocação nesta 1.ª fase subiu para 85,7%, o que representa um acréscimo de dois pontos percentuais, face ao ano anterior.
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) foi a escolha de 1.561 candidatos, que ficaram colocados na instituição de ensino em Vila Real na 1.ª fase. Ficaram, assim, preenchidas 91,7% das 1.702 vagas disponibilizadas.
“A UTAD volta a apresentar um excelente resultado, evidenciando a consolidação deste destino universitário em patamares muito elevados, o que só aumenta a nossa responsabilidade”, afirma o reitor Emídio Gomes.
Dos 38 cursos de licenciatura e mestrado integrado, 23 preencheram a totalidade das vagas nesta 1.ª fase.
O processo de matrículas para os estudantes colocados na UTAD decorre online, entre 26 e 29 de agosto.
Nesta segunda-feira, arranca a 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, que se vai prolongar até 4 de setembro e estes resultados serão conhecidos a 15 de setembro.