Sob o lema “Vila Real um concelho capital”, a candidatura do PSD à Câmara Municipal apresentou, no dia 11, os candidatos a todas as freguesias do concelho. Numa noite quente de Verão, foram muitos os que compareceram ao convite do candidato que está “orgulho” com o trabalho feito, mas reclama “capitalidade para a cidade”, dizendo que Vila Real tem tudo para se afirmar no contexto da região Norte, fazendo uma alusão aos campeonatos desportivos. “Andamos pela terceira divisão, depois passámos para a segunda e agora podemos afirmar que estamos no topo, ou seja, na primeira divisão”.
Manuel Martins agradeceu a disponibilidade de todos os candidatos às juntas de freguesia, dizendo que são eles os elementos preponderantes “nesta luta” eleitoral. O candidato laranja referiu que se recandidata a um último mandato porque o projecto que foi traçado há 16 anos ainda não terminou e que tem todas as condições para prosseguir o desenvolvimento de Vila Real, afastando assim algumas vozes criticas de outros candidatos sobre um eventual cansaço do homem que lidera a autarquia desde 1994. “Estou com a mesma vontade que tinha há 16 anos atrás para desenvolver ainda mais a minha terra. Posso ter idade, mas, na minha cabeça, sinto que tenho 18 anos”.
A candidatura do PSD, que se assume como uma aposta de continuidade no projecto de desenvolvimento do concelho vila-realense, tem já disponível uma “verba de 37,5 milhões de euros”, para o próximo mandato, que irão ser distribuídos por dois projectos: o Articular e a Douro Alliance.
As verbas do projecto “Articular” serão para fazer a regeneração urbana dos Bairros de Santa Maria, Araucária, Pimenta e Torneiros. As intervenções contemplam a melhoria dos transportes públicos, implementação de uma rede wireless grátis, construção de um pavilhão desportivo, em colaboração com o Clube da Araucária, entre outras.
A Douro Alliance recebe uma outra parte do montante já disponível, onde serão feitas parcerias entre a autarquia, a UTAD, a Nervir, a Associação Comercial, para apoiar o turismo, desenvolver as novas tecnologias de informação e serão construídas pequenas residências, na Vila Velha, para acolher estudantes Erasmus.
O candidato falou ainda do projecto do complexo do Seixo, que se encontra em fase de conclusão, e que comporta um parque de estacionamento, um pavilhão desportivo com capacidade para 1500 pessoas, e uma nova central de camionagem.
Manuel Martins promete que também o mundo rural não será esquecido, dando continuidade às políticas seguidas até aqui. “Vamos criar melhores condições de habitabilidade, melhorar a rede de transportes públicos, melhorar os acessos e fazer mais recintos desportivos.
O emprego foi uma outra área em que o candidato prometeu dar mais atenção, uma vez que é um flagelo que afecta cada vez mais pessoas. O novo Parque de Ciência e Tecnologia irá ser preponderante para criar mais emprego. “Iremos criar um fundo de apoio ao empresário, não só para cativar os jovens a ficar, mas também a vir viver para Vila Real”.
Relativamente ao Parque de Ciência e Tecnologia, Manuel Martins refere que o terreno, em Andrães, já está “comprado”, agora espera que seja aprovado o projecto que criará mais de mil empregos qualificados na cidade.
Em Vila Real será ainda construída uma zona empresarial, uma ecovia, entre a Estação e Abambres Gare, as novas piscinas cobertas no Campo do Calvário, irão ser estabelecidas parcerias com o Centro Paroquial de Mateus e com o Basket Clube de Vila Real.
No final, Manuel Martins foi prudente e deixou um apelo ao empenho de todos para uma nova conquista. “Nada está ganho, é preciso acreditar que temos as melhores soluções para Vila Real. Conto convosco para vencermos as próximas eleições autárquicas”.
Pedro Passos Coelho veio até à sua terra natal apoiar uma pessoa que muito tem feito pela sua cidade. “Podemos confiar no PSD e na equipa de Manuel Martins para continuar este caminho de progresso e de modernidade”, uma vez que podemos orgulhar-nos de dizer: Aqui é Trás-os-Montes, aqui é Vila Real, aqui vale a pena viver”.
Como mandatário de campanha foi escolhido o médico Fernando Roque e como mandatário para a juventude foi apresentado Tiago Sá Carneiro, sobrinho/neto do antigo dirigente do PSD, Francisco Sá Carneiro.