“Sinceramente, não estava à espera desta vitória. Tive covid-19 há três semanas. Tinha muita instabilidade nos treinos. Houve dias mais e outros mais ou menos. Depois de quarta-feira, as coisas começaram a sair melhor. Na quinta–feira, vi o percurso e, sendo um percurso que me favorecia, foi gerido da melhor maneira e consegui a vitória”, concretizou à agência Lusa Rafael Reis, após a consagração.
O ciclista da Glassdrive-Q8-Anicolor conseguiu chegar pela primeira vez ao triunfo na elite masculina da especialidade, depois de completar os 33,6 quilómetros da prova com o tempo de 40.23 minutos.
“Estou muito surpreendido, mas é um título que eu procurava já há muitos anos, não pensava que fosse este ano, mas acabei por vencer. Eu tinha de dar o meu melhor fosse como fosse, acabei por conseguir a vitória e surpreendi-me a mim mesmo”, frisou.
Já o ciclista João Almeida (UAE Emirates), que defendia o título conquistado em 2021, acabou em terceiro, a 41 segundos de Rafael Reis e disse que o seu foco, agora, é a Volta a Espanha.
“Tendo ganho o ano passado, este ano gostaria de repetir a prestação. Tem sido uma época particular devido à covid -19. Comecei a treinar há pouco tempo e a preparação ficou longe do ideal. Agora o meu foco é a Volta a Espanha”, explicou o ciclista no final do contrarrelógio.
João Almeida segue agora para um estágio de altitude no principado de Andorra.
Já na elite feminina, Daniela Campos (Bizkaia Durango) renovou hoje em Mogadouro, o título de campeã portuguesa de contrarrelógio, depois de completar os 21,5 quilómetros com o tempo de 32.35 minutos, conseguindo repetir a conquista do título que tinha alcançado em 2021.
“Renovei hoje, em Mogadouro, o título [de campeã portuguesa de contrarrelógio], num percurso que não era muito técnico. Fiz uma gestão de esforço, tendo em conta as condições climatéricas com bastante vento. Para mim, é bastante importante vestir as cores de Portugal por mais um ano”, disse a ciclista da equipa espanhola.
PARACICLISMO
Mogadouro recebeu também os Campeonatos Nacionais de Contrarrelógio de paraciclismo, tendo sido coroados 13 vencedores.

Os Nacionais de ciclismo vão prosseguir em Mogadouro ao logo do fim de semana, com as provas de fundo. A elite feminina e os sub-23 masculinos vão para a estrada no sábado, enquanto a elite masculina vai decidir o título no domingo.