Quinta-feira, 5 de Dezembro de 2024
No menu items!

Resina volta a criar emprego e gera rendimento extra

A extração da resina é mais um ganho para os proprietários florestais, permitindo criar uma renda intermédia, além de dar emprego a pessoas da terra e contribuir para a gestão florestal, ajudando a prevenir incêndios. A resinagem tinha sido abandonada em Vila Pouca de Aguiar, mas voltou a gerar valor através de um projeto que arrancou há mais de uma década e que tem vindo a consolidar-se

-PUB-

A atividade não é uma novidade no concelho de Vila Pouca de Aguiar, mas tinha desaparecido. No entanto, há alguns anos voltou a haver resineiros na freguesia de Tresminas. Além de acrescentar valor à fileira florestal, ajuda a criar emprego nas aldeias e permite uma gestão das áreas onde é feita a extração, alvo de limpezas.

O projeto envolve a empresa Raízes In, a Aguiar Floresta e vários baldios da freguesia onde o pinhal abunda. O néctar dos pinheiros não estava a ser aproveitado, até que há cerca de 13 anos a atividade foi retomada e, atualmente, já abrange cerca de 44 mil árvores nas aldeias da freguesia.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS