Segunda-feira, 25 de Maio de 2026
Carlos Silva
Carlos Silva
Deputado do PS pelo Distrito de Vila Real

Ribeira de Tourinhas – Um novo espaço verde urbano (Parque Ecológico) Reconectar as pessoas à natureza

O concelho possui marcantes áreas de importância ambiental que conduziram ao seu reconhecimento social, razão da sua classificação como espaços que importa preservar e conservar.

-PUB-

Em espaço urbano, falamos, por exemplo, no Parque Corgo e no Parque Florestal, agora alargado ao longo do rio Corgo, através dos Percursos Naturais do Corgo.

Outros há que motivam a nossa atenção, como é aquele que hoje aqui nos traz, e que é a área de Reserva Ecológica Nacional da Ribeira de Tourinhas, junto ao acesso à UTAD.

Pela sua localização, inserida num espaço de transição entre o tecido urbano e o Campus da UTAD, numa das entradas da cidade de Vila Real, queremos transformar esta área num Parque Ecológico (Parque Ecológico de Tourinhas).

Para o efeito, desenvolvemos e aprovamos já um Master Pan que estabeleceu os seus principais objetivos, princípios de intervenção e programa preliminar da intervenção, para o qual procuramos agora encontrar as fontes de financiamento que possibilitarão a sua materialização.

Serão objetivos deste parque criar um sistema regenerativo dos recursos naturais presentes (solo, água e vegetação), ecológico e resiliente, incentivando a biodiversidade, promovendo os vários serviços ecossistemáticos, como a limpeza da água e do ar e amenizando a temperatura. Importa ter presente que os Parques e Espaços Verdes de fruição lúdica representam marcos relevantes no desenvolvimento dos cidadãos, principalmente naqueles cuja disponibilidade desses espaços se encontram na vizinhança da sua residência. Isto transforma os parques em elementos cruciais de uma comunidade, porque tem um significativo impacto no desenvolvimento das crianças e na felicidade da sua comunidade de vizinhança.

São, pois, os Parques cruciais para o desenvolvimento saudável das nossas cidades, porque toda a comunidade deles beneficia.

O desafio deste projeto que queremos desenvolver será transformar uma área de carácter agrícola, húmida, num parque adequado às novas urbanidades, acessível e enquadrado num cenário de alterações climáticas.

Nele procuraremos implantar áreas de recreio informal para brincadeiras, atividade física, contacto com a natureza, charcas temporárias para drenagem ecológica, interpretação do sistema húmido e retenção de água na origem.

Serão desenvolvidos percursos exploratórios de interpretação, a gestão dos prados presentes no espaço será efetuada com recurso a animais, sendo efetuada a consolidação das margens da ribeira com técnicas de engenharia natural procurando aumentar a retenção/infiltração de água e aumentar da biodiversidade.

Como referido, queremos que este espaço complemente e reforce os espaços verdes hoje disponíveis em Vila Real, contribuindo para o bem-estar dos nossos cidadãos, para a saúde da nossa comunidade, para a sua felicidade e para a sistemática sensibilização da sociedade para a preservação da natureza e da nossa biodiversidade.

ARTIGOS do mesmo autor

NOTÍCIAS QUE PODEM SER DO SEU INTERESSE

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS