Quinta-feira, 11 de Dezembro de 2025
No menu items!
InícioChavesRIET quer um Centro Policial e Alfandegário na fronteira

RIET quer um Centro Policial e Alfandegário na fronteira

Em reunião realizada em Miranda do Douro, a Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças (RIET) pretende que seja criado um Centro Policial e Alfandegário (CCPA), na passagem fronteiriça de Feces de Abaixo-Vila Verde da Raia, em Chaves.

-PUB-

Esta terá como objetivo de reforçar a vigilância e segurança através do intercâmbio de dados entre os efetivos dos corpos de segurança espanhóis e portugueses. 

Na assembleia da RIET, que agrupa municípios, universidades, associações empresariais e inúmeras instituições que representam os territórios da fronteira luso-espanhola, ficou acordado “remeter uma petição urgente” para a próxima cimeira ibérica de chefes de estado e governo para a criação de um CCPA. Estes centros já funcionam em localidades como Tui (Pontevedra), Caya (Badajoz), Vilar Formoso e Quintanilla (na zona centro) e Castro Marim (Algarve). 

Segundo um comunicado da Eurocidade, Chaves-Verín é a quinta fronteira quanto a volume de mercadorias e pessoas, pelo que “requere de forma urgente esta instalação, tal como tem

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS