Ao propor estas duas belezas naturais do concelho, a autarquia pretende promover e valorizar estes dois “sítios” traçados e esculpidos pela água cristalina.
O “Cai D’Alto” é uma fascinante cascata alimentada por dois regatos, que tem cerca de 70 metros de altura, situa-se na aldeia de Lamas, freguesia de Alvadia, no Concelho de Ribeira de Pena. Ao juntarem-se, estes cursos de água despenham-se numa cascata de águas claras que correm sobre as rochas graníticas até se precipitarem numa lagoa. É um sítio que reúne condições para a prática de actividades radicais como canyoning.
Por sua vez, o rio Poio nasce na serra do Alvão e desagua no rio Louredo, afluente do Tâmega. Está inserido na Rede Natura 2000, tem que vencer uma importante falha geológica de cerca de 400 metros, em maciço granítico, o que faz através de magníficas cascatas. Possui ainda pequenas piscinas naturais cavadas nas rochas e “marmitas” que são motivo de atracção. A eleição das “7 Maravilhas Naturais De Portugal” surge em antecipação à campanha mundial para eleger as “Novas 7 Maravilhas da Natureza”, em 2011.
Esta iniciativa pretende sensibilizar os portugueses para a necessidade de preservar o património natural do país.
Segundo o projecto, serão consideradas “Maravilhas Naturais de Portugal”, os monumentos naturais em território nacional que contenham um ou mais aspectos de raridade ou representatividade em termos ecológicos, estéticos, científicos e culturais. Os nomeados serão organizados em sete categorias, que representam a diversidade paisagística do país.