São esperados muitos visitantes para experimentarem as várias formas de confecionar este apreciado prato de caça.
Nesta altura do ano, javali no pote é um dos pratos mais apreciados no concelho, mas há quem goste de variar e descobrir novos sabores desta carne, que pode descobrir nos restaurantes aderentes a esta rota.
Esta rota tem o impulso da Confraria do Javali, criada em 2014, com o objetivo “trazer uma nova dinâmica ao concelho em torno desta iguaria de eleição, que nos proporciona grandes manjares de degustação e que se tornou mais célebre nos restaurantes do concelho”, explica António Silva, grão-mestre da Confraria do Javali, sediada em Macedo de Cavaleiros.
Nos restaurantes aderentes há diversos pratos à base de javali, uma carne muito apreciada na região, mas também no Alentejo e na Serra da Estrela. “Há o prato de javali tradicional, estufado no pote, que já foi reconhecido pela Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte. Mais tarde, os restaurantes criaram novos pratos em torno desta carne, que tem atraído grandes mestres da cozinha a fazer novos pratos com requinte, em que a base é o javali, muito apreciada pelos caçadores e também pela população da nossa região”, frisa António Silva, lembrando as potencialidades do concelho na propagação desta espécie.
“Macedo de Cavaleiros é muito forte na caça grossa, porque está rodeado de serras, onde os javalis existem em grande quantidade”.