Quinta-feira, 29 de Setembro de 2022

Ruizinho de Penacova, Quim Blino e Kremlin animam festividades

Uma das maiores romarias do Norte do país está de regresso a Sanfins do Douro, no concelho de Alijó. Toy, Sara Santini e Némanus também fazem parte do programa.

-PUB-

De 11 a 16 de agosto, a vila está em festa com a romaria em honra de Nossa Senhora da Piedade, que tem duas componentes, a religiosa e a lúdica.

A parte religiosa tem três grandes momentos a destacar, como é a procissão do Encontro, a de Gala e a arrematação do andor.

Relativamente ao programa das festividades, quinta-feira (dia 11) haverá, a partir das 16h00, um parque de diversão com insufláveis e às 22h00 será inaugurada a iluminação festiva. Às 23h30 haverá um “momento marcante”, que será o regresso de Quim Blino com a “Remember”s Night”. É um sanfinense que emigrou para os Estados Unidos e regressa à sua terra, 22 anos depois. “Ele teve vários grupos de animação musical e teve de emigrar. Agora, regressa a Sanfins do Douro, quis oferecer-nos um espetáculo”, referiu Daniel Grácio, presidente da Associação Romaria de Nossa Senhora da Piedade.

Na sexta-feira (12), às 18h00, atua o Grupo Zés Pereiras de Sanfins do Douro. Às 21h30 terá lugar a procissão das velas, que parte da Igreja Matriz até ao Santuário, e marca o final das novenas, que têm início no dia 4. Às 22h30 atua o grupo “Fado no Povo”.

Sábado (13), às 16h00, será a inauguração oficial das obras do Santuário, que sofreu uma profunda intervenção, da responsabilidade da Câmara de Alijó. Às 21h45 haverá uma noite popular cultural, com a atuação do Rancho Folclórico e Etnográfico de Sanfins do Douro, seguindo-se a popular “Puxada de Bombos”. Destaque para as atuações de Toy (às 00h30), e logo após a famosa Dj internacional Sara Santini.

Domingo será o dia mais marcante com a arrematação do andor às 10h00, para ver qual é o grupo que vai carregar, em ombros, o andor da Nª Srª da Piedade, que é um dos pontos altos da romaria. Segue-se a procissão da Manhã, que depois se transforma na procissão do Encontro. “Ao mesmo tempo que sai a procissão com a imagem da Srª da Piedade do Santuário, sai também da Igreja Matriz outra procissão com a padroeira da paróquia, que é a Nª Srª da Assunção. Depois partem as duas em procissão para a Igreja”, explica Daniel Grácio, adiantando que haverá ainda a procissão de Gala, que é um dos pontos altos da romaria, bem como a arrematação do andor e o momento do Encontro.

À noite, às 22h00, atuam várias bandas de música, seguindo-se, às 23h30, a banda Kremlin, com a noite a fechar com o arraial (01h30).

Segunda-feira (15), destaque, às 16h00, para o Bazar e à noite (23h00) para a atuação do Ruizinho de Penacova e dos Némanus, que fecham a noite de feriado nacional.

Na terça-feira, às 09h30, realiza-se a procissão do Regresso, em que a Srª da Piedade vai da Igreja Matriz para o Santuário, e termina com uma eucaristia, este ano, presidida pelo bispo de Vila Real, D. António Azevedo, dedicada aos emigrantes da vila. À noite, o Baile dos Casados fica a cargo do artista Luís Pedreira.

Está dado o mote para cinco dias de grande animação, mas, sobretudo, de uma fé inabalável que move a gente de Sanfins do Douro à sua “querida” Senhora da Piedade.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.