Terça-feira, 15 de Junho de 2021

Santa Casa da Misericórdia negoceia devolução do hospital

Entregue a administração ao Estado, em 1976, o Hospital D. Luiz I, em Peso da Régua, pode agora, 40 anos depois, ser devolvido na totalidade à Santa Casa da Misericórdia.

-PUB-

Depois de ter sido encerrado em 2016 devido à deteção de ‘legionella’ no edifício, o hospital continua inutilizado e sem dar qualquer resposta de serviços de saúde à população reguense. 

À VTM, o provedor Manuel Mesquita adiantou que a Santa Casa, a câmara municipal e a Administração Regional de Saúde (ARS) se encontram em negociações para que o hospital seja devolvido à Misericórdia, a qual demonstra “total disponibilidade” para assumir a sua administração.   

“Há pretensões da nossa parte de chegarmos a um entendimento com o Ministério da Saúde para a devolução do hospital. Estamos em negociações, juntamente com a autarquia e a ARS, para encontrarmos uma forma para que nos seja entregue o hospital, mas acompanhado de serviços”, referiu, acrescentando, porém, que o hospital carece de investimento e deve ser devolvido em condições de funcionamento. 

“Não queremos que o hospital seja entregue deteriorado, porque foi o próprio Ministério da Saúde que o degradou. Este quando foi nacionalizado era uma referência a nível

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.