Na primeira metade, o domínio foi repartido, não só no futebol jogado como também nos golos obtidos, um para cada lado e ambos na sequência de pontapés de canto, marcaram primeiro os da casa, aos 32’, num excelente golpe de cabeça de Ferraz. Os forasteiros responderam 6 minutos depois, por Dani, também num bom cabeceamento. De referir ainda, neste primeiro período, um lance em que Castelo, depois de disputar o esférico com Caio, fica isolado e o árbitro, Nuno Cabral, decide assinalar falta ao atacante da vila termal para desespero dos visitantes, já que Castelo ficava em boa posição para poder concretizar com êxito.
Na etapa complementar, os visitantes entram a todo o gás e, logo aos 5’, Cláudio vê-se obrigado a defender fora da área com as mãos para evitar que Portal concretiza-se da melhor forma um lance de perigo. Nuno Cabral não tem outro caminho se não mostrar o vermelho directo ao guardião da casa. Ao ver a sua equipa em superioridade numérica em campo, Rui Fernandes manda subir as linhas, obrigando os da casa a defender mais junto à sua área. Os penaguiotas passaram por alguns calafrios, mas a pontaria dos visitantes também não foi a mais acertada. A este maior ímpeto ofensivo dos homens da vila termal, tentavam responder os da casa, em transições rápidas de contra–ataque. Aos 81’, o golo vai surgir para a equipa da casa, por Armando, numa jogada em que os visitantes reclamam falta do avançado do Santa Marta sobre Vítor Rodrigues, um lance idêntico ao da primeira parte que envolveu Castelo e Caio, mas com Nuno Cabral a não adoptar o mesmo critério, para desespero dos visitantes. De facto, Nuno Cabral realizou um trabalho muito aquém do esperado.
Até final, os comandados de Rui Fernandes bem tentaram chegar ao golo da igualdade, no entanto, a defensiva penaguiota, muito coesa, não permitiu que os visitantes conseguissem os seus intentos. No último minuto de compensação, o Santa Marta chega de novo ao golo, por Feliciano, que executou da melhor forma uma grande penalidade, também muito contestada pelos visitantes.
Ficha Técnica
Jogo no Estádio Municipal de Santa Marta de Penaguião
Árbitro: Nuno Cabral
Auxiliares: Rúben Clemente e Márcio Teixeira
Santa Marta: Cláudio, Jorginho, João Mário, Bruno Figueiredo, Caio, Feliciano, Diogo (Miguel Martins, 76’), Marante, Ferraz (Armando, 60’), Ricardo Martins, Jusko (André, 51’).
Treinador: Justino Ribeiro
Pedras Salgadas: Diogo, Tiago Marques, Dani, Samuel, Luís Jesus, Vítor Rodrigues (Braulio, 84’), Gonçalo, Fafe (Machado, 67’), Nacho, Portal (Duarte, 75’) e Castelo.
Treinador: Rui Fernandes
Cartões Amarelos: Ferraz (34’), Gonçalo (40’), Armando (81’), Braulio (84’), Tiago Marques (93’)
Cartões Vermelhos: Cláudio (50’)
Marcadores: Ferraz (32’), Dani (38’), Armando (81’), Feliciano (93’g.p.).