RegiãoSanta Marta de Penaguião oferece postais de Natal e ouve problemas da população

Santa Marta de Penaguião oferece postais de Natal e ouve problemas da população

O executivo de Santa Marta de Penaguião anunciou ontem que vai entregar pessoalmente os postais de Natal nas cerca de 3.400 casas do concelho, uma iniciativa que é aproveitada para fazer um levantamento das necessidades da população.

A viagem do presidente Luís Machado e dos vereadores por todas as aldeias do concelho começa na quinta-feira e prolonga-se até ao dia 20 de dezembro.

“É uma espécie de presidência aberta, através da qual aproveitamos para entregar pessoalmente os postais de Natal aos nossos munícipes, que antes eram enviados por correio, e, ao mesmo tempo, ouvimos os seus problemas e tomamos nota das suas necessidades”, afirmou o autarca à agência Lusa.

Depois, explicou, ao longo do ano a câmara dará resposta a estas questões, que podem ir desde o buraco na estrada, a muros caídos, falta de caixotes do lixo ou pontos de luz, ou carência sentidas pelas pessoas a nível das habitações ou bens de primeira necessidade.

Precisamente para ajudar os mais carenciados de Santa Marta de Penaguião, distrito de Vila Real, a autarquia abriu uma loja social na vila, onde quem quiser pode doar alimentos, vestuário, calçado ou mobiliário e, depois, quem precisa pode levantar os bens.

“É um sistema de partilha e de solidariedade entre as pessoas”, frisou Luís Machado.

O autarca referiu que neste concelho, onde a viticultura é base da economia, se verifica que as necessidades e carências das famílias aumentam quando não há trabalho na vinha como, por exemplo, durante o verão ou nesta altura de outono, depois da vindima.

Precisamente para homenagear a viticultura, a Câmara de Santa Marta de Penaguião criou uma árvore de Natal formada por mais de 60 pipas, colocadas umas em cima das outras. Às pipas juntou-se a típica iluminação de Natal, com muitas luzes que percorrem toda “a árvore".

A festa natalícia neste concelho passa, ainda, pela “vila Natal” com brinquedos para os mais novos.

Audi A6 Avant


APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais lidas

PRÉMIO