Terça-feira, 16 de Agosto de 2022

Santuário: Obras deram modernidade e brilho

O Santuário de Nossa Senhora da Piedade está mais moderno e apelativo para quem o visita, após uma intervenção de fundo levada a cabo pela Câmara Municipal de Alijó.

-PUB-

Com um investimento superior a 800 mil euros, a intervenção incidiu na requalificação do acesso ao recinto, que foi alargado, nos seus cerca de 1,4 quilómetros de via estreita e sinuosa, a construção de muros de suporte, taludes e de passeios com piso próprio para pessoas com mobilidade reduzida.

Foram instalados bebedouros, zonas de descanso, mobiliário urbano, iluminação LED e substituição do piso.

O alargamento da via teve como objetivo possibilitar a passagem a veículos pesados de passageiros.

As capelinhas da via sacra, que estão ao longo de todo o acesso, também foram requalificadas e estão agora de “cara lavada”.

Segundo Daniel Grácio, presidente da Associação Romaria de Nossa Senhora da Piedade, esta foi a “maior intervenção” da era moderna no Santuário, tanto ao nível de acessos e instalações como do património. “Tudo o que é arte sacra e património do Santuário foi recuperado, desde as capelinhas das vias sacras, à própria imagem da Senhora da Piedade, ao altar, que sofreu uma intervenção de fundo, uma vez que estava completamente degradado e poderia cair com o peso da imagem, que tem cerca de 400 quilos”.

Na zona do recinto foi ainda criado um miradouro e, no futuro, poderá vir a ser criado um parque de caravanismo.

José Carvalho, conservador e restaurador, explicou que têm estada a trabalhar há cerca de dois anos e meio, tendo começado por “recuperar as esculturas das quatro capelas, com a fixação, limpeza e restauro”.

Depois, venceram o concurso para a intervenção nos retábulos. “No altar, onde está a Senhora da Piedade, nunca houve uma intervenção profunda. Tivemos de refazer quase toda a estrutura de madeira, que estava em mau estado e havia risco de colapso”, explicou, adiantando que estão na parte de reintegração da estrutura. “Todas as molduras e talhas tiveram de ser refeitas, por completo, e no final desta semana, a intervenção deverá estar concluída”, a tempo da grande romaria.

Esta intervenção ficou a cargo da comissão de festas, que teve um apoio financeiro de 20 mil euros da autarquia de Alijó. “As verbas restantes foram angariadas junto da população e houve ainda alguns trabalhos que tiveram a ajuda de voluntários”, salientou Daniel Grácio.
A inauguração das obras será feita no sábado, dia 13 de agosto, durante a Romaria de Nossa Senhora da Piedade.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.