O padroeiro da cidade transmontana é motivo há década para uma feira anual com centenas de expositores e espetáculos que a pandemia covid-19 cancelou em 2020 e que este ano obrigou a transformar em outro formato, segundo o município que organiza as festividades.
Até terça-feira, o São Pedro será assinalado em Macedo de Cavaleiros com eventos online e alguns espetáculos presenciais, durante quatro dias.
Hoje, decorre um concerto com a Associação Banda 25 de Março, sendo que o palco de ambos os espetáculos é o Centro Cultural, mas com transmissão online e na rádio local Onda Livre.
Um dos momentos “mais importantes” do cartaz apontado pela autarquia é o 1.º Fórum da Escola de Negócios do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), que está a funcionar em Macedo de Cavaleiros.
O fórum decorre na segunda-feira dedicado ao tema “Capacitação dos recursos humanos de Macedo de Cavaleiros e da região transmontana” direcionado para os empresários do concelho e da região e pretende “constituir-se como um importante contributo para definir as necessidades de formação ao nível da capacitação de recursos humanos”, segundo o presidente da Câmara, Benjamim Rodrigues.
No mesmo dia, é assinado um protocolo de cooperação entre a autarquia e a Direção Geral de Educação, no âmbito do Programa de Educação Estética e Artística para “enriquecer as experiências de educação, identificando metodologias criativas de aprendizagem nas áreas de Artes Visuais, Dança, Expressão Dramática/Teatro e Música”.
Este programa destina-se aos diferentes níveis de ensino, desde o pré-escolar ao secundário.
No último dia, na terça-feira, decorre, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Macedo de Macedo de Cavaleiros, a eucaristia em honra de São Pedro, presidida pelo bispo da Diocese Bragança-Miranda.
As festividades encerram com uma cerimónia evocativa do Dia do Município e com a transmissão no Facebook do sorteio do concurso “Compre em Macedo”, que irá entregar, entre outros prémios, um automóvel.