Orlando Matos, comandante dos Bombeiros da Cruz Branca, explicou que, através de um painel de “oradores vasto”, o workshop teve como principal objetivo “despertar a consciência para a mudança estrutural no pensamento relacionado com a segurança e com a saúde nos bombeiros”. Temas que têm aplicação na condição física e psicológica dos profissionais. Além disso, houve um painel dedicado inteiramente às agressões aos bombeiros e “estratégias de defesa que os próprios profissionais podem adotar quando sujeitos a essas agressões”.
Já o presidente da direção dos Bombeiros da Cruz Branca, Álvaro Ribeiro, revela outra razão essencial para a realização destes eventos. “É muito importante não só transmitir formas de ajustar o comportamento dos nossos bombeiros a terem melhor saúde e mais segurança no desempenho da função, como também alertar as autoridades oficiais que tutelem os bombeiros, como as câmaras municipais e o Governo, de que há necessidade de investir na segurança interna e olhá-la com o devido cuidado”.
Enquanto palestrante, o comandante dos Bombeiros Voluntários de Espinho considerou este workshop “disruptivo”, porque “traz temas relacionados com a saúde e a segurança relacionados com o maior ativo dos bombeiros, que são os próprios profissionais e não os equipamentos, técnicas e opções estratégicas”. Pedro Louro reforçou que “são efetivamente os bombeiros que temos o dever de proteger e de lhes dar ferramentas para que se mantenham saudáveis e que cuidem da sua saúde”, levando a uma “maior performance”.
Alexandra Nogueira, da corporação de Bombeiros Voluntários de Aguda, em Vila Nova de Gaia, foi uma das profissionais a participar neste workshop, o qual considerou “importante”, pois “sem uma boa preparação física, não conseguimos desempenhar as funções da forma mais correta”. Mas, além disso, “a saúde mental ajuda muito, porque se nós não nos convencermos de que conseguimos, não conseguimos mesmo”.
No final, os cerca de 140 bombeiros saíram com a ideia de que devem então priorizar e valorizar a sua própria saúde e segurança.[/block]