A Junta de Freguesia de S. Dinis é a única do concelho que não tem uma sede própria. O funcionamento dos Serviços Administrativos e o atendimento público é feito num espaço do edifício do Governo Civil de Vila Real. Agora, acende-se uma luz no fundo do túnel. A Câmara de Vila Real está a iniciar contactos para a disponibilização de um terreno na Vila Velha.
O Presidente da Junta de Freguesia de S. Dinis, Albertino Fernandes, vê com bons olhos o esforço da Câmara de Vila Real na tentativa de encontrar um espaço para o edifício, mas perfila a filosofia de S. Tomé “ver para crer”. “Estou com um problema muito grande que é o famigerado espaço para a sede da junta de freguesia. Demorou cerca de um ano a fazer a avaliação do espaço na Vila Velha. Agora está feito. Aguardo com alguma expectativa o evoluir do processo que poderá depender da boa vontade dos proprietários do terreno que devem reflectir sobre aquilo que, eventualmente, lhe será proposto”. Ao que apuramos, o município de Vila Real já estabeleceu contactos com os proprietários de um terreno situado na Vila Velha, aguardando, agora, o prazo estipulado na Lei para ter uma resposta às missivas.
Albertino Fernandes, não escondeu ao Nosso Jornal as suas preferências para a localização do edifício. “Sempre entendi que a sede da Junta de Freguesia de S. Dinis deveria estar num local digno e histórico, que é, neste caso, a Vila Velha, ou então a Av. Carvalho Araújo, mas aqui será difícil. Mas se vier a concretizar-se o espaço na Vila Velha é também um local de referência da cidade e com dignidade para nos acolher” .
A freguesia de S. Dinis é um “território” com uma área de 1,48 km² de cunho urbano e é uma das mais populosas do concelho de Vila Real, com uma população a rondar os 4.000 habitantes. Destes, aproximadamente, 2200 são mulheres e os restantes homens.
JMCardoso




