Terça-feira, 18 de Junho de 2024
No menu items!

Segunda edição do UTIC juntou mais de 200 atletas

O segundo Ultra Trail Ibérico do Contrabando (UTIC) decorreu em Chaves, no domingo, e juntou mais de 200 atletas que se desafiaram a percorrer 60, 33, 18 e 14 quilómetros, a par dos participantes na caminhada, destinada a todas as idades

-PUB-

Foi sob geada e alguns graus negativos que, no domingo, às portas do Parque de Campismo Quinta do Rebentão, teve início a segunda edição do UTIC, uma prova de ‘trail running’ organizada em Chaves, pela Associação Wildfun – Desporto, Aventura & Turismo. Esta prova, com diferentes percursos, e com mais de 200 atletas inscritos, entrou nas contas do circuito regional de trail e da Taça de Portugal de Trail 2022/2023.

De acordo com a organização, “a prova foi criada para dar a conhecer as belas paisagens da fronteira entre Portugal e Espanha conhecida como epíteto de “A Raia”, a fronteira mais antiga da Europa”

Contudo, “devido aos grandes incêndios que assolaram o concelho de Chaves no mês de julho (de 2022) a zona raiana foi na sua maioria consumida pelo fogo destruindo os trilhos e paisagens por onde passou a primeira edição da prova em maio 2021”.

Por tudo isto, a segunda edição mudou “temporariamente” de local e os trilhos levaram os atletas a descobrir “pequenas aldeias, paisagens e ribeiras situadas a leste da cidade de Chaves, na bela Serra do Brunheiro”, sendo que os atletas do Trail Ultra (60km) e do Trail Longo (35km), provas de caráter competitivo, iniciaram a prova na Quinta do Rebentão, e os atletas do Trail Curto (18km) e do Trail Mini (14km), também de caráter competitivo, bem como os participantes da caminhada, cruzaram a linha de partida junto ao edifício da Junta de Freguesia de Vilar de Nantes. Todos os percursos culminaram na Ponte Trajano.

De destacar que o Trail Ultra contou com um total de 33 atletas, o Trail Longo com 59, o Trail Curto com 124, o Trail Mini com 57, enquanto a caminhada contou com 67 participantes.

Ultra Trail Ibérico do Contrabando, organizado pela Associação Wildfun, contou com o apoio da Câmara Municipal de Chaves, do Instituto Português do Desporto e Juventude – IPD, da Associação de Atletismo de Vila Real (AAVR), da Associação Trail Running Portugal (ATRP) e das Juntas de Freguesia locais.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

MAIS ARTIGOS

VÍDEOS

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS