Foi sob geada e alguns graus negativos que, no domingo, às portas do Parque de Campismo Quinta do Rebentão, teve início a segunda edição do UTIC, uma prova de ‘trail running’ organizada em Chaves, pela Associação Wildfun – Desporto, Aventura & Turismo. Esta prova, com diferentes percursos, e com mais de 200 atletas inscritos, entrou nas contas do circuito regional de trail e da Taça de Portugal de Trail 2022/2023.
De acordo com a organização, “a prova foi criada para dar a conhecer as belas paisagens da fronteira entre Portugal e Espanha conhecida como epíteto de “A Raia”, a fronteira mais antiga da Europa”
Contudo, “devido aos grandes incêndios que assolaram o concelho de Chaves no mês de julho (de 2022) a zona raiana foi na sua maioria consumida pelo fogo destruindo os trilhos e paisagens por onde passou a primeira edição da prova em maio 2021”.
Por tudo isto, a segunda edição mudou “temporariamente” de local e os trilhos levaram os atletas a descobrir “pequenas aldeias, paisagens e ribeiras situadas a leste da cidade de Chaves, na bela Serra do Brunheiro”, sendo que os atletas do Trail Ultra (60km) e do Trail Longo (35km), provas de caráter competitivo, iniciaram a prova na Quinta do Rebentão, e os atletas do Trail Curto (18km) e do Trail Mini (14km), também de caráter competitivo, bem como os participantes da caminhada, cruzaram a linha de partida junto ao edifício da Junta de Freguesia de Vilar de Nantes. Todos os percursos culminaram na Ponte Trajano.
De destacar que o Trail Ultra contou com um total de 33 atletas, o Trail Longo com 59, o Trail Curto com 124, o Trail Mini com 57, enquanto a caminhada contou com 67 participantes.
Ultra Trail Ibérico do Contrabando, organizado pela Associação Wildfun, contou com o apoio da Câmara Municipal de Chaves, do Instituto Português do Desporto e Juventude – IPD, da Associação de Atletismo de Vila Real (AAVR), da Associação Trail Running Portugal (ATRP) e das Juntas de Freguesia locais.