Dina Macias, docente e Pro-Presidente do IPB para os Serviços Académicos, explicou que a intenção do evento é “trazer ao IPB todos os nossos parceiros internacionais em diversos âmbitos, nomeadamente o Erasmus e o ICM (mobilidade internacional com instituições parceiras extracomunitárias)”, acrescentando que o objetivo principal é que “os parceiros conheçam a instituição, que reencontrem os seus estudantes no meio IPB, que percebam a sua integração”.
Para a Pro-Presidente, esta é uma oportunidade para que quem vem fique a perceber a importância de enviar estudantes para instituições estrangeiras e, para os estudantes, “é importante verem os seus professores cá e sentirem que estão acompanhados”.
Do programa de atividades fez parte a realização de seminários e workshops pelos professores e colaboradores dos parceiros europeus e um conjunto de iniciativas como a Feira Internacional de Estudantes, a Corrida IPB for All e a Semana Gastronómica (Food from All), esta última, como referiu Dina Macias, em que as várias comunidades de estudantes confecionam pratos dos seus países, é um dos momento que os estudantes mais apreciam, pela partilha de culturas.
O IPB tem alunos de 69 nacionalidades, tornando-o uma das instituições mais internacionais do país. A procura dos estudantes pela instituição de Bragança tem que ver também com o facto de, como sublinhou a Pro-Presidente, haver muita abertura e uma relação de proximidade. “Os estrangeiros apreciam muito a proximidade que temos com os estudantes e também faz com que estes colaborem em todas as atividades de bom grado”, concluiu.