Domingo, 3 de Novembro de 2024
No menu items!

Serviço de passaportes com horário alargado

O Serviço de Passaportes do Governo Civil de Vila Real já não fecha à hora do almoço. Esta alteração tem a ver com o aumento procura de passaportes registados durante Agosto. A medida irá beneficiar, essencialmente, os emigrantes. O Serviço das Contra-Ordenações poderá também ficar com o mesmo horário. O Governador Civil pretende desta forma […]

-PUB-

O Serviço de Passaportes do Governo Civil de Vila Real já não fecha à hora do almoço. Esta alteração tem a ver com o aumento procura de passaportes registados durante Agosto. A medida irá beneficiar, essencialmente, os emigrantes. O Serviço das Contra-Ordenações poderá também ficar com o mesmo horário.

O Governador Civil pretende desta forma garantir o atendimento ao utente com eficiência, eficácia e qualidade. O Vice-Governador Civil, Carlos Miranda, explicou, ao Nosso Jornal, o novo funcionamento, referindo que a medida poderá ser extensiva a outros serviços.

“Neste momento, estamos com o serviço de passaportes aberto em contínuo, não encerramos à hora de almoço e estamos a pensar abrir esse serviço na área das contra-ordenações rodoviárias, se virmos que o número justifica. Não adianta alterar um procedimento pura e simplesmente pela sua alteração, convém que tenha eficácia. Relativamente aos passaportes, nota-se que tem alguma influência. E as pessoas, à hora de almoço, já o podem tirar. O distrito aumenta em número da sua população neste período, quer a nível de turistas vindos de outros países, quer essencialmente dos nossos emigrantes, principalmente nestas regiões do interior e os passaportes são documentos importantes”.

A emigração tradicional de Trás-os-Montes, mormente no Distrito de Vila Real, tem vindo a sofrer alterações no seu destino e a resposta, ao nível do atendimento e nova disponibilização de serviços, é sentida.

“Temos muitos emigrantes já fora da União Europeia e na Suíça. Há que ter atenção a esses pormenores e tentar corresponder às necessidades das pessoas, embora aqui ainda predomine muita emigração tradicional, nomeadamente França, Alemanha e Bélgica. Neste momento, há quem defenda que somos todos cidadãos de um espaço maior do que antigamente, por isso as pessoas que residem em Trás-os-Montes e vão trabalhar para Verin ou para uma qualquer cidade de Espanha não fazem mais do que aqueles que vão trabalhar para o Porto ou Lisboa”.

Relativamente ao novo horário do Serviço de Passaportes, já está a funcionar, ininterruptamente, entre as 9 e as 16.30 horas.

 

Jmcardoso

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS