Sexta-feira, 3 de Dezembro de 2021

Simulacro RECCUA 2021 promove combate à poluição fluvial

Decorreu, esta manhã, o simulacro RECCUA 2021, um exercício de combate à poluição fluvial por derrame de hidrocarbonetos, promovido pela APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo

-PUB-

O simulacro RECCUA 2021 decorreu, esta manhã, na via navegável do Douro, entre os Cais de Peso da Régua e Lamego. Tratou-se de um exercício pedagógico e educativo de combate à poluição fluvial por derrame de hidrocarbonetos.

Frederico Martins, engenheiro na APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, revela que o simulacro consistiu em “treinar as equipas para uma situação de um rombo na embarcação, com consequente derrame de hidrocarbonetos para o rio”.

Na ação de combate à poluição fluvial foram mobilizados vários meios para a contenção de derrames ao redor de uma embarcação. Num primeiro cenário realizado em Alto Douro, o exercício foi essencialmente focado no derrame de hidrocarbonetos, no âmbito de “treinar e testar aquilo que são as capacidades internas e externas, de todas as equipas, que numa situação real têm um papel importantíssimo na emergência”, revela Frederico Martins.

Os simulacros permitem assim testar a operacionalidade do plano de emergência interno promovendo rotinas de comportamento e atuação perante uma situação de emergência

No simulacro RECCUA 2021, realizado com o apoio da Câmara Municipal do Peso da Régua, estiveram presentes as Corporações de Bombeiros de Peso da Régua e de Lamego, entre várias outras entidades e agentes de proteção civil.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.