Quinta-feira, 13 de Novembro de 2025
No menu items!
NacionalSismo de 5.3 na escala de Richter sentido em várias zonas do país

Sismo de 5.3 na escala de Richter sentido em várias zonas do país

Um sismo com uma magnitude entre 5.3 e 5.4 na escala de Richter foi sentido em várias zonas do país, às 05h11 da manhã desta segunda-feira.

-PUB-

O tremor de terra durou vários segundos e várias pessoas relataram que sentiram os móveis da casa a abanar, sobretudo na região da Grande Lisboa e também na zona do Porto.

Até ao momento, não há informação sobre a existência de estragos.

Entretanto, o mesmo sismo já teve três réplicas, de acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

“Até à data foram sentidas mais três réplicas. A primeira com magnitude 1,2, a segunda 1,1 e a terceira 0,9. Se se voltar a justificar emitiremos novos avisos e comunicados”, adiantou o comandante nacional de emergência e proteção civil, André Fernandes, num briefing, às 08:00.

De acordo com André Fernandes houve um pico de chamadas por parte da população para o comando nacional, comandos regionais e sub-regionais e corporações de bombeiros, tendo sido dadas recomendações.

O comandante nacional adiantou também que este sismo não reúne critérios para ativação de planos especiais para este tipo de evento.

“Só são ativados planos a partir de 6,1, o sismo foi de 5,3”, disse o mesmo responsável.

O Governo apelou à população para que mantenha a serenidade e siga as recomendações da proteção civil na sequência do sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter com epicentro a 58 quilómetros a oeste de Sines.

 

 

 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS