O incêndio que deflagrou hoje na zona de Presandães, em Alijó, apresenta duas frentes ativas que lavram com intensidade. Esta situação levou ao corte da estrada variante entre a sede do concelho e a Chã, conforme indicado por uma fonte da Proteção Civil.
De acordo com a página da Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o alerta para o fogo foi dado às 17:09. Às 22:14, estavam mobilizados no local 178 operacionais e 56 viaturas, estando prevista a chegada de um grupo de reforço.
A fonte referiu que as chamas mantêm-se intensas em áreas de mato e pinhal. O vento forte tem sido identificado como a principal dificuldade no combate ao incêndio, levando à reposição dos meios no terreno.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) de Vila Real confirmou que a estrada variante entre a vila de Alijó e a Chã está cortada ao trânsito por razões de segurança e prevenção.
Cerca de 60 concelhos do interior norte e centro do país estiveram hoje em perigo máximo de incêndio. Contudo, prevê-se uma melhoria da situação ao longo da semana devido à descida das temperaturas esperadas.



