Terça-feira, 14 de Janeiro de 2025
No menu items!

Sobre a partilha do bolo

A forma como partimos um bolo influencia no tamanho do bolo que pomos na mesa a seguir. Esta conclusão, aplicada às Finanças Públicas portuguesas, está explícita no artigo que assinei e que vai ser publicado numa das mais prestigiadas revistas de economia a nível mundial (a revista britânica ‘Environment and Planning A’). O artigo em questão intitula-se “How the cake is distributed - The case of Portuguese decentralized grants”.

Nesse artigo, demonstro que quando, ao abrigo da Lei das Finanças Locais, os Governos, em Portugal, aumentam a disparidade no bolo repartido pelos municípios, então podemos esperar, nos anos que sucedem, uma diminuição do tamanho do bolo. Efeito contrário observa-se quando o governo é mais igualitário nesta repartição.

Os municípios transmontanos e alto-durienses, como reflexo da perda populacional, têm sido penalizados na distribuição de verbas nacionais. Outro efeito que se tornou muito evidente prende-se com o “efeito de compadrio/nepotismo” (pork-barrel effect, em inglês) presente noutro instrumento discricionário nas mãos do Estado – as verbas inscritas em PIDDAC. Resultado de dissertações que estou a orientar, chegámos ainda à conclusão que os municípios com maior número de vereadores

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

OUTROS ARTIGOS do mesmo autor

NOTÍCIAS QUE PODEM SER DO SEU INTERESSE

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS