O Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego acolhe no dia 2 de novembro, a Gala de Encerramento do Festival Japão Torna-Viagem.
Com início previsto para às 16h00, o programa conta com a participação de Inês Carmaño Garcia, que vai ser a primeira convidada a subir ao palco, com o projeto artístico “Sombras em Movimento – O inesperado, como se traduzem as peças?”. O projeto é constituído por quatro pinturas, encomendadas pelo Museu de Lamego, inspiradas “nas pessoas que escolheram a sombra como território de criação”.
A apresentação “Japão” também vai ser divulgada no festival e reúne “os desenhos de esboço realizados pelos alunos de artes visuais”, da professora Sara Fernandes. A professora explicou que os alunos foram desafiados a captar diferentes momentos. “A arte encontrou a palavra, nas pessoas, na energia do diálogo, no ritmo da conversa e na emoção da partilha de ideias”.
O escritor Paulo Malekith Rema vai apresentar o seu mais recente livro “Da minha Boca, navios cansados”, um livro de poesia haiku.
Para além destas apresentações, o festival vai contar ainda com a peça “Kokoro & Saudade”, que celebra “a união entre o coração japonês e a alma portuguesa”. A peça foi proposta pela AD Art Dance Academy, com coreografia do bailarino e diretor artístico da academia Roberto Sabença.
O festival irá terminar com a cerimónia de entrega de prémios do “Prémio Literário Japão. Ir e Voltar”, nas categorias de micronarrativa e conto.
Montra de projetos inspiradores, com marca portuguesa, que promovem a ligação Portugal-Japão, o encerramento do festival conta ainda com a participação da obra do ceramista Paulo Alves e Chá Camélia.



