Sábado, 2 de Novembro de 2024
No menu items!

Televisão analógica ‘morre’ hoje

Hoje é dia da população da região se despedir em definitivo da televisão tradicional. Tal como está previsto, deverão ser desligados os restantes emissores e retransmissores que ainda subsistiam em Portugal Continental. A entidade responsável pela migração para o sistema analógico garante que mais de 94 por cento da população do interior do país tem conhecimento do “switch-off” e lembra que existe um “subsídio destinado à adaptação da instalação para a receção da TDT.

-PUB-

De acordo com a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), serão hoje desligados os últimos emissores televisivos analógicos do país, entre os quais os de Bragança e do Marão.

“De acordo com o calendário previsto no plano para a cessação das emissões analógicas terrestres de televisão (plano para o “switch-off”), serão desligados a 26 de abril os emissores e retransmissores de Portugal Continental ainda em funcionamento, correspondendo à terceira e última fase do desligamento”, explica a ANACOM.

Hoje serão assim desligados os últimos 15 emissores analógicos e mais de uma centena de retransmissores, muitos dos quais ainda ‘alimentavam’ os sistemas analógicos da região de Trás-os-Montes e Alto Douro, concluindo-se assim o processo nacional de migração para a Televisão Digital Terrestre (TDT).

De recordar que, a transformação da televisão analógica para digital vai afetar apenas os telespetadores “que não têm serviços de TV paga e que acedem aos canais gratuitos RTP1, RTP2, SIC, TVI, RTP Madeira e RTP Açores (nas respetivas Regiões Autónomas), através da televisão tradicional”.

A ANACOM adverte para a necessidade de todos os lares estarem preparados para a receção digital, recordando a existência de “um subsídio destinado à adaptação da instalação para a receção do sinal digital via terrestre (TDT) ou via satélite (DTH), a atribuir pela PT Comunicações”. “O pedido para a respetiva atribuição pode ser apresentado até 31 de agosto e é acumulável com o subsídio à aquisição de equipamentos de receção da TDT”, explica a Autoridade Nacional no seu site.

O “switch-off” final representa a conclusão de um processo que começou a 12 de janeiro, depois de três experiências piloto realizadas no ano passado e que tem levantado muitas dúvidas à população em geral.

Segundo a ANACOM, um estudo feito pela Marktest, “há seis semanas, aos lares de Portugal Continental que não possuem serviços de televisão por subscrição, revela que a data do último desligamento é conhecida de 90 por cento dos que responderam ao inquérito, sendo que esta percentagem é ainda maior no interior, onde 94,2 por cento dos inquiridos estão a par da data que encerra o processo de switch-off”.

“O inquérito indica ainda que 70 por cento dos inquiridos estão preparados para receber o sinal de televisão digital, enquanto 20 por cento tenciona preparar-se. Dos lares localizados no interior do país, cerca de 62 por cento dispõem de equipamento para receção de televisão digital”.

A ANACOM revelou dados do estudo que garantem que “dos que ainda não se prepararam para a televisão digital, cerca de 62 por cento tencionam migrar” enquanto 11 por cento “não sabem se o vão fazer ou não”.

De sublinhar que, “apenas 7,8 por cento dos inquiridos revelou não ter intenção de se preparar, ou porque não precisa de ver televisão (33,8 por cento) ou porque os equipamentos são demasiado caros (29,5 por cento).

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS