Ambas as equipas entraram na partida determinadas em chegar ao golo o mais rápido possível, impondo desde logo um ritmo forte. Coube aos visitantes as primeiras situações de algum perigo com Shoio e Vítor a colocarem à prova os reflexos de Tiago Gil.
Respondiam os da casa com boas triangulações, praticando um futebol quase a toda a largura do terreno, explorando bem as alas onde mormente Rendeiro pela direita “tirava” cruzamentos que faziam tremer de alguma forma a defensiva aguiarense.
Aos 12 minutos, os comandados de Marco Bernardes adiantam-se no marcador através do capitão André que aproveita a primeira desatenção do sector defensivo contrário.
Este golo galvaniza de certa forma a formação valpacense, que a partir daqui começa a tomar as “rédeas” do jogo, perante um Sabroso que acusa o golo sofrido e também a saída forçada do seu capitão Toni lesionado.
Aos 21 minutos e fruto também de alguma apatia do último reduto visitante, Rendeiro faz o segundo golo para os da casa, dando assim uma maior tranquilidade aos comandados de Marco Bernardes. E como um mal nunca vem só, eis que aos 23 minutos surge mais uma contrariedade para Rui Fernandes já que o seu Sabroso fica reduzido a 10 unidades, devido à expulsão do guarda-redes Pedro que vê a cartolina vermelha directa por indicação do auxiliar Rui Rebelo. Talvez por supostas “bocas” dirigidas ao auxiliar de Vítor Silva, já que não vimos outro motivo para amostragem do cartão. No entanto, o ‘keeper’ visitante referiu-nos que nada disse ao auxiliar, apenas estava a falar com um colega de equipa. Esta situação leva a uma paragem no jogo cerca de cinco minutos, vindo também a criar mais um “ embaraço” ao técnico Rui Fernandes, já que não tinha nenhum guarda-redes suplente. Quem acabou por substituir Pedro foi Filipe, habitual lateral esquerdo.
O final da primeira parte chegou sem que o marcador sofresse mais alterações.
Para etapa complementar, Rui Fernandes lança dois homens com características mais ofensivas, Garrafa e Nando em detrimento de Pio e Marialves, tentando dar mais profundidade atacante ao seu xadrez. Nos minutos iniciais, conseguiu ter mais posse de bola e chegar com mais frequência à área contrária. No entanto, os da casa, em vantagem no marcador e com mais um homem em campo, respondiam com transições rápidas de contra-ataque, daí que não fosse de estranhar que o marcador na sequência dessas mesmas transições e perante um guarda-redes improvisado (Filipe) fosse aumentando. Calado marca aos 55’ e Cruzeiro aos 59 minutos.
Aos 70’, Pascal derruba Buba dentro da área, grande penalidade de pronto assinalada por Vítor Silva e transformada em golo pelo mesmo Buba. Na sequência deste lance, Pascal vê o segundo amarelo e o consequente vermelho. A partir daqui, os visitantes ficaram a jogar com apenas nove jogadores e digo ficaram porque praticamente no minuto seguinte o jogo acabaria por chegar ao final, não porque o tempo regulamentar estava esgotado, mas sim devido a três jogadores do Sabroso terem ficado lesionados e impedidos de continuar em jogo. Como Rui Fernandes já tinha esgotado as substituições, o jogo não podia prosseguir com apenas 6 jogadores da equipa visitante.
Mais um caso para o Conselho Disciplina e talvez de Justiça da AFVR resolver.
Deixo aqui um apelo: Para bem do futebol da nossa associação e para que a verdade desportiva não seja colocada em causa, uma vez que estamos praticamente sobre o “terminus” do campeonato, resolvam com a maior rapidez possível os casos pendentes e que de certa forma podem interferir com descidas de divisão.
Ficha Técnica
Jogo disputado no Estadio da Cruz em Valpaços.
Árbitro: Vítor Silva, de Vila Real.
Auxiliares : Rui Rebelo e Tiago Mota.
Valpaços – Tiago Gil, Bruno, France, Zé Maria, Calado, André, Rendeiro, Ruca (Zezé 61’), Malta (Rafa 63’), Toni e Cruzeiro (Buba 65’).
Suplentes não utilizados: Patrick, Nozelos, Barraca, Nelo.
Treinador: Marco Bernardes. Capitão: André.
Sabroso – Pedro, Fifi, Tony (Roque 16’), Pascal, Pio (Nando 46’), Victor, Caniggia e Pitufo, Marialves(Garrafa 46’), Shoio e Filipe.
Suplentes não utilizados: Zé, João, Maurício.
Treinador: Rui Fernandes. Capitão: Tony.
Ao Intervalo : 2-0
Cartões Amarelos: Fifi (23’), Pascal (47’ e 70’), Caniggia (55’), Garrafa (73’) e Shoio (79’).
Cartões Vermelhos: Pedro (23’ dir.) e Pascal (70’)
Marcadores: André (12’), Rendeiro (21’), Calado (55’), Cruzeiro (59’) e Buba g.p. (70’).