“Esta é uma nova mentalidade, uma nova forma de ver a gestão dos nossos territórios”, sublinhou Nuno Gonçalves, presidente da Câmara Municipal do Peso da Régua, na cerimónia de apresentação do “Douro Emoções”, uma iniciativa que vai garantir uma programação cultural “de excelência” para o fim–de-semana de mais uma edição do mítico Circuito Urbano de Vila Real.
Com um investimento de cerca de 720 mil euros para duas edições, comparticipado em 70 por cento por fundos comunitários através do Programa Operacional Regional do Norte, o “Douro Emoções” foi desenhado através da parceria entre as cidades de Vila Real, Peso da Régua e Lamego, e vai garantir um conjunto variado de actividades que vão mostrar “o melhor da região” aos visitantes que se deslocarão ao Douro entre os dias 16 e 20.
Associado às emoções do desporto automóvel, foi programado um conjunto de iniciativas que fazem das três cidades durienses uma só, canalizando para cada uma delas uma vertente específica da programação complementar às corridas. Assim, vai realizar-se em Vila Real o “Wine Emotions”, uma mostra de vinhos que vai animar o centro histórico da capital de distrito, na Régua o concerto da fadista Mariza e em Lamego a Feira da Bôla e o arranque do Festival de Gastronomia do Douro.
“Juntando esforços, criando sinergias, vamos obter um resultado melhor, uma maior capacidade de afirmar a região do que se cada um de nós fizesse um esforço individual.
Este é o caminho certo”, explicou o autarca da Régua sobre a “decisão política” que está a dar os seus primeiros passos mas que pretende “criar raízes”.
Manuel Martins, presidente da Câmara Municipal de Vila Real, recordou que “a ideia de criar a “cidade do Douro” (eixo das três cidades) começou a ser desenhada há muitos anos”, no entanto, foi com a construção da Auto-estrada 24, via que veio a melhorar exponencialmente a ligação física entre os três concelhos, que o projecto passou do papel à realidade através da criação da Douro Alliance e, agora, do “Douro Emoções”.
No que diz respeito ao pacote de actividades do “Douro Emoções”, além da programação própria das corridas, que este ano conta com 10 provas, sendo de destacar como novidade o Trófeu Ford Transit, em Vila Real vai realizar-se ainda o “Wine Emotions”, uma iniciativa que “pretende afirmar-se como uma grande montra dos vinhos do Douro”.
O evento decorrerá nas principais artérias do centro histórico da cidade, onde haverá ilhas de prova para os visitantes e para a população local poderem degustar e comprar a preços de adega, os melhores tintos, brancos, rosés, espumantes e portos, que se produzem na região duriense.
A funcionar entre as 16h00 e as 22h00, na sexta-feira, dia 18, e entre as 11h00 e as 22h00, no dia seguinte, durante a “Wine Emotions” as lojas do comércio tradicional vão funcionar com horário especial e será garantido, além de animação de rua variada e degustações didácticas, um serviço de babysitting.
Para a cidade de Peso da Régua, o “Douro Emoções” reserva o concerto da fadista Mariza, que se realizará dia 19 de Junho, no Parque Multiusos da cidade.
Lamego vai ser o centro das atenções no sector da gastronomia com mais uma edição da Feira da Bôla (a decorrer entre os dias 16 e 20) e o arranque, no dia 17, do Festival de Gastronomia do Douro que, na sua segunda edição, este ano apresenta um formato “indoor”, ou seja, decorrerá nos 26 restaurantes aderentes, 14 dos quais localizados nas três cidades do eixo urbano e os restantes espalhados pelos restantes concelhos da região duriense.
Além de ligadas através de um cartaz de actividades variado, no fim-de-semana do 43º Circuito Automóvel, as três cidades também vão estar ‘mais próximas’ fisicamente graças à dinamização de um circuito pendular que garantirá a circulação de quatro autocarros com uma periodicidade máxima de uma hora. “Vai ser criada uma paragem especial, uma box que servirá de ponto de partida e chegada dos autocarros, em cada uma das cidades”, explicou Nuno Gonçalves, sublinhando que esses pontos de acesso ao transporte especial servirá ainda como um centro de informação onde estará disponível não só todo o material sobre a programação do “Douro Emoções” como também contará com um grupo de jovens voluntários que garantiram o apoio aos visitantes da “cidade do Douro”.