Quinta-feira, 24 de Abril de 2025
No menu items!

Três freguesias abastecidas pelo Azibo para garantir água no verão

O objetivo é garantir o fornecimento ao longo de todo o ano em Cedães, Cedaínhos e Vale de Asnes

-PUB-

Três freguesias de Mirandela, onde residem cerca de 730 pessoas, vão ser abastecidas de água pela Albufeira do Azibo, no concelho vizinho de Macedo de Cavaleiros, de forma a resolver um problema de escassez no fornecimento durante o verão.

A autarquia avançou, em comunicado, que “uma nova conduta de abastecimento de água às localidades de Cedães, Cedaínhos e Vale de Asnes está concluída, representando um importante avanço para a qualidade de vida dos habitantes destas três aldeias”.

Os nove quilómetros de conduta custaram cerca de 530 mil euros, investimento suportado pela Câmara Municipal de Mirandela, Fundo Ambiental, Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

“O principal objetivo desta ligação ao subsistema do Azibo é a substituição das captações (furos artesianos e poços) existentes nestas localidades, uma vez que, durante os meses de maior consumo, as fontes anteriormente utilizadas impossibilitavam a captação de água em quantidade suficiente para garantir o abastecimento”, destaca o município.

Durante este período era necessário recorrer a camiões cisterna para garantir água com todos os parâmetros fiáveis para consumo nas torneiras destas localidades.

Nas aldeia de Cedães e Cedaínhos esta recente ligação já está a ser utilizada, de acordo com Câmara Municipal, e Vale de Asnes vai passar a usufruir da estrutura durante o mês de abril.

A autarquia adiantou ainda que nas próximas semanas estão previstos iniciar novos investimentos na gestão de recursos hídricos, com os projetos de abastecimento e drenagem de águas residuais das aldeias de Cobro e de Couços, esta última que vai passar ainda a contar com uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS