Terça-feira, 14 de Janeiro de 2025
No menu items!

Três praias fluviais com bandeira azul

A praia da Fraga da Pegada e a da Ribeira, ambas na albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, voltam a ser distinguidas pela sua qualidade e assim mantêm a Bandeira Azul. Por outro lado, a Praia da Congida, em Freixo de Espada à Cinta, volta a recuperar o seu estatuto e aumenta a oferta do distrito de Bragança nesta área.

-PUB-

Na próxima época balnear, o nordeste transmontano e o Douro Internacional voltam a figurar na rota das praias com “Bandeira Azul”. No caso da albufeira do Azibo, tem sido já um hábito nos últimos anos. A praia da Fraga da Pegada alcança a bandeira pelo nono ano consecutivo, enquanto a praia da Ribeira é distinguida pelo terceiro ano. Já no Douro, a praia da Congida representa o regresso do tão prestigiado galardão após o interregno de um ano. A praia da Fraga da Pegada é reconhecida como sendo uma praia acessível para pessoas com mobilidade reduzida, tem um parque infantil, pode-se alugar canoas, gaivotas e até se pode ter lições de canoagem. A areia é fina e tem calhaus rolados na margem para um contacto mais agradável com o fundo. Há um grande relvado para ser usado como solário e tem estacionamento de viaturas junto à praia. Possui ainda dois bares de apoio, um deles aberto todo o ano.

Já a Praia da Ribeira, é uma das melhores praias fluviais de Portugal. Com um grande relvado multiusos, está também adaptada para pessoas com mobilidade reduzida e dispõe de vários recursos complementares, tais como campos de jogos, jardim infantil, bares, aluguer de gaivotas, bicicletas e veículos a pedal. A água tem uma temperatura normalmente acima dos 24ºC à superfície (igual na Fraga da Pegada) e há um parque de estacionamento junto à praia. Funcionam todas as redes telefónicas. Assegurando também serviço de segurança durante os meses de verão.

Já em Freixo Espada à Cinta, a praia fluvial da Congida possui um impressionante bosque de Lodão que cobre uma vasta área da zona baixa e média das Arribas do Douro. O visitante tem todas as condições de salubridade, tranquilidade e segurança, sendo um local ideal para o seu bem-estar físico e psicológico.

Segundo os organizadores, o galardão Bandeira Azul é atribuído todos os anos às “praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental”. Esses critérios estão ligados à informação e educação ambiental, qualidade da água, gestão de equipamentos, segurança e serviços.

Pela negativa, de salientar que apesar de possuir vastos recursos hídricos e condições naturais excelentes, o distrito de Vila Real não tem sequer uma praia com bandeira azul. Um facto que poderá ter por trás questões de custos com a criação e manutenção das áreas classificadas, segundo é explicado pelas autarquias.

A época balnear na região norte começa a 15 de junho e termina a 15 de setembro.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS