Em declarações à TSF, a coordenadora da Proteção Civil de Valpaços, Carla Cerdeira, revelou que caiu granizo de “grandes dimensões”, pedras do tamanho de um berlinde”.
Durante mais de 10 minutos, registou-se elevadas acumulações de gelo, destruiu completamente as zonas de vinha e de olival. A azeitona está toda no chão”, lamentou, no entanto, ainda não foi possível avaliar os estragos.
A mesma responsável adiantou ainda que se verificaram estragos em telhados de casas. “O problema seria a nível dos telhados em que não tinham as caleiras limpas e com este aumento súbito em termos de volume que se registou, pois há água a entrar pelo telhado”, sustentou.
Também em Mirandela, o granizo caiu com intensidade e deixou o chão pintado de branco, o que não é normal nesta altura do ano. No entanto, ainda não se sabe que tipo de estragos houve nesse concelho da Terra Quente Transmontana.
Nas redes sociais foram partilhados vídeos e imagens que mostram a intensidade da chuva e do granizo, que deixaram um rasto de destruição em várias localidades transmontanas.
De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANPC), para os distritos de Guarda, Bragança, Castelo Branco e Vila Real está prevista “precipitação por vezes forte, e ocasionalmente granizo, acompanhado de rajadas fortes”, pelo que estes distritos estão sob aviso laranja.
A ANPC manteve os restantes distritos do continente com aviso amarelo até ao período da tarde de domingo.