Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2025
No menu items!

Trovoada e granizo provocam estragos na vinha e olival

Uma tempestade assolou hoje os concelhos de Valpaços e Mirandela, onde se registaram estragos sobretudo na vinha e olival.

-PUB-

Em declarações à TSF, ​​​​​​​a coordenadora da Proteção Civil de Valpaços, Carla Cerdeira, revelou que caiu granizo de “grandes dimensões”, pedras do tamanho de um berlinde”.

Durante mais de 10 minutos, registou-se elevadas acumulações de gelo, destruiu completamente as zonas de vinha e de olival. A azeitona está toda no chão”, lamentou, no entanto, ainda não foi possível avaliar os estragos.

A mesma responsável adiantou ainda que se verificaram estragos em telhados de casas. “O problema seria a nível dos telhados em que não tinham as caleiras limpas e com este aumento súbito em termos de volume que se registou, pois há água a entrar pelo telhado”, sustentou.

Também em Mirandela, o granizo caiu com intensidade e deixou o chão pintado de branco, o que não é normal nesta altura do ano. No entanto, ainda não se sabe que tipo de estragos houve nesse concelho da Terra Quente Transmontana.

Nas redes sociais foram partilhados vídeos e imagens que mostram a intensidade da chuva e do granizo, que deixaram um rasto de destruição em várias localidades transmontanas.

De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANPC), para os distritos de Guarda, Bragança, Castelo Branco e Vila Real está prevista “precipitação por vezes forte, e ocasionalmente granizo, acompanhado de rajadas fortes”, pelo que estes distritos estão sob aviso laranja.

A ANPC manteve os restantes distritos do continente com aviso amarelo até ao período da tarde de domingo.

 

 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS