Quinta-feira, 20 de Março de 2025
No menu items!

ULS do Nordeste implementa teleconsultas de várias especialidades

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste revela que iniciou, nas primeiras semanas de 2025, a implementação de um novo projeto de teleconsultas em várias especialidades.

-PUB-

Em comunicado, a ULS refere que o serviço “reforça a proximidade e acessibilidade dos cuidados de saúde em resposta às necessidades dos utentes do distrito de Bragança”.

O projeto envolve o Serviço de Epidemiologia, Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (SEPCIRA), com especial foco no acompanhamento de doentes algaliados em risco de infeção, bem como as especialidades de psiquiatria e saúde mental, anestesiologia, medicina interna e cuidados paliativos.

O reforço dos serviços digitais na área da prestação de cuidados de saúde associado à evolução tecnológica que permite assegurar a qualidade dos serviços garantindo a privacidade e proteção de dados dos utentes, “promove a melhoria do acesso em proximidade a cuidados especializados”, explica em comunicado, adiantando que, num distrito caracterizado pela dispersão geográfica, a disponibilização de consultas através dos canais digitais que permitem o atendimento à distância “é uma medida importante para a população, contribuindo assim para a redução das deslocações às unidades de saúde”.

O conselho de administração da ULS realça o “avanço significativo” ao nível da prestação de cuidados de saúde associado à implementação desta nova plataforma, que “potencia a eficiência ao nível do atendimento, proporcionando, igualmente, uma maior comodidade, tanto para os utentes, como para os profissionais”.

Considera ainda que a teleconsulta “deve ser encarada como uma resposta eficaz às mudanças sociais e um passo fundamental para a melhoria contínua da acessibilidade aos cuidados de saúde no distrito de Bragança”.

Esta solução tecnológica surgiu no seguimento do Dia Digital e Telessaúde, que aconteceu em 01 de outubro, quando se verificou uma “forte adesão dos profissionais de saúde da instituição às soluções digitais disponibilizadas na área dos telecuidados”.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS