Em comunicado, a ULS refere que o serviço “reforça a proximidade e acessibilidade dos cuidados de saúde em resposta às necessidades dos utentes do distrito de Bragança”.
O projeto envolve o Serviço de Epidemiologia, Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (SEPCIRA), com especial foco no acompanhamento de doentes algaliados em risco de infeção, bem como as especialidades de psiquiatria e saúde mental, anestesiologia, medicina interna e cuidados paliativos.
O reforço dos serviços digitais na área da prestação de cuidados de saúde associado à evolução tecnológica que permite assegurar a qualidade dos serviços garantindo a privacidade e proteção de dados dos utentes, “promove a melhoria do acesso em proximidade a cuidados especializados”, explica em comunicado, adiantando que, num distrito caracterizado pela dispersão geográfica, a disponibilização de consultas através dos canais digitais que permitem o atendimento à distância “é uma medida importante para a população, contribuindo assim para a redução das deslocações às unidades de saúde”.
O conselho de administração da ULS realça o “avanço significativo” ao nível da prestação de cuidados de saúde associado à implementação desta nova plataforma, que “potencia a eficiência ao nível do atendimento, proporcionando, igualmente, uma maior comodidade, tanto para os utentes, como para os profissionais”.
Considera ainda que a teleconsulta “deve ser encarada como uma resposta eficaz às mudanças sociais e um passo fundamental para a melhoria contínua da acessibilidade aos cuidados de saúde no distrito de Bragança”.
Esta solução tecnológica surgiu no seguimento do Dia Digital e Telessaúde, que aconteceu em 01 de outubro, quando se verificou uma “forte adesão dos profissionais de saúde da instituição às soluções digitais disponibilizadas na área dos telecuidados”.