Pretende-se desta forma reforçar a ação da Unidade de Hospitalização Domiciliária nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI), para que um maior número de doentes possa beneficiar de tratamento diferenciado sem ter de ir ao hospital.
Com esse fim, a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste assinou, esta semana, protocolos com mais três Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). Os serviços da unidade vão passar a chegar aos lares do Centro Social e Paroquial de Santa Comba de Rossas, ao Palácio da Sabedoria – Residência Geriátrica, em Bragança, e à Estrutura Residencial para Idosos “Partilha de Afetos”, em Rebordãos.
Em comunicado a ULS, que abrange todo o distrito de Bragança, esclarece que a intervenção desta Unidade permite a prestação de cuidados médicos e de enfermagem, com qualidade e em segurança sem saírem do lar.
Salientando os benefícios desta medida ao nível da saúde e bem-estar dos doentes, o presidente do Conselho de Administração da ULS Nordeste, Carlos Vaz, sublinhou que estes “podem usufruir dos mesmos cuidados que teriam num serviço de internamento no Hospital no conforto das instituições onde residem, o que contribui para uma recuperação mais rápida e diminui os riscos associados ao contexto hospitalar, em utentes que reúnam critérios clínicos para permanecer nas instituições, garantindo-lhes os tratamentos necessários no seu contexto habitual”.
No dia da assinatura dos protocolos, os representantes das ERPI também enalteceram a relevância desta parceria, que disponibiliza serviços de saúde em contexto de proximidade, e para além dos benefícios relacionados com o conforto e bem-estar dos utentes, se traduz num importante auxílio para os profissionais das instituições, em questões relacionadas com a saúde.
Os cuidados de saúde em regime de hospitalização domiciliária são prestados por uma equipa multidisciplinar, de acordo com a complexidade das situações e as necessidades individuais de cada doente, numa ótica de humanização. Esta unidade funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, com o apoio de um médico e de um enfermeiro em permanência.
Implementada em 2019, a Unidade de Hospitalização Domiciliária da ULS Nordeste tem vindo a aumentar o número de doentes acompanhados nesta valência, tendo já sido formalizadas parcerias com nove ERPI do concelho de Bragança.