Em 24 de outubro de 1945, na cidade norte-americana de São Francisco, foi assinada por 51 estados fundadores a Carta das Nações Unidas. Cinco desses estados (China, França, Estados Unidos, Inglaterra e a então designada União Soviética) – atualmente, também o Japão e a Alemanha reivindicam esse estatuto – eram membros permanentes do Conselho de Segurança, organismo (hoje constituído por 15 membros) nascido da necessidade de articular as políticas de caráter militar e relações novas emergentes do fim da segunda guerra mundial.
O objetivo inicial da Carta era dotar as relações internacionais de uma base orgânica mundial que permitisse, fundamentalmente, a relação pacífica (e na base do direito internacional) dos conflitos entre as nações.
DO PRINCÍPIO ATÉ AOS FINS
Quando a ONU celebra, no dia 24 de outubro de 2020, setenta e cinco anos de porfiada atividade em prol do equilíbrio mundial, nem sempre estas missões foram objetivamente compreendidas e incentivadas.
O jornalista Joaquim Fidalgo referia, no “Jornal de Notícias” de 24 de outubro de 1981:
“A ONU já possui um longo período em que foi utilizada na consolidação da política hegemónica das grandes potências. Ainda hoje funciona com o gigantismo e o peso das suas várias instituições como um feixe
Artigo exclusivo PREMIUM
Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.
APOIE O NOSSO TRABALHO.APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamante certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.