Esta iniciativa de criar uma Universidade Sénior surgiu no âmbito do projecto Palmus, e irá ser instalada num dos edifícios onde funcionava a Escola do Primeiro Ciclo. Será vocacionada para os seniores de Sabrosa, Alijó e Murça.
A Câmara Municipal de Sabrosa é parte interessada no projecto, por isso o presidente José Manuel Marques assume o empenho da autarquia. “Trata-se de um projecto educativo, onde Sabrosa tem apostado. Temos dinâmicas educativas para todas as idades e era estrategicamente importante para a nossa população manter os nossos idosos em condição socialmente útil. Pretende-se que esta universidade sénior seja não só um espaço de conhecimento, mas também de interacção com a comunidade, onde os próprios seniores possam desenvolver projectos partilhados.
Docência voluntária
Ivo Oliveira, coordenador do Projecto Palmus, adiantou, ao Nosso Jornal, que a ideia da universidade sénior surgiu devido a existência de muitos seniores que participam já num grande conjunto de actividades nas suas freguesias e, desta forma, avançou-se para a criação de uma instituição que garanta a sustentabilidade dessas mesmas actividades. “Pretendemos que a docência seja feita em regime de voluntariado, para que tenha sustentabilidade. Vamos apelar aos professores reformados da região que queiram participar. Nesta primeira fase, a docência e o acompanhamento, será também assegurada por nós, desde animação desportiva, cultural, teatro, dança, música, etc”.
Uma primeira estimativa aponta para uma capacidade de frequência entre 80 a 100 idosos, contudo, numa fase inicial, deverá ser criada uma turma apenas com vinte alunos. Depois, em função das dinâmicas criadas, a universidade pode projectar-se ao nível de várias valências e agregar uma adesão mais significativa.
Este projecto educativo sénior vai estar envolvido o Project Palmus e a Câmara Municipal, que juntará parcerias de âmbito municipal e intermunicipais, através da rede social associada, nomeadamente o Centro Novas Oportunidades, o Centro de Formação Educativa, a Cruz Vermelha, o Agrupamento de Escolas Miguel Torga, que se poderão associar e colaborar com o Município.