Segundo a direção executiva do SNS, esta ferramenta “integra, de forma automática, os horários das urgências que constam do SIIP – Sistema Integrado de Informação de Prestadores, para os próximos sete dias, e está acessível em https://www.sns.gov.pt/servicos-de-urgencia-sns/
“Isto significa que a informação disponibilizada é obtida a partir da plataforma onde os hospitais carregam e atualizam de forma permanente as suas escalas de pessoal para as urgências, que é a mesma que serve para a referenciação dos utentes através da Linha SNS 24 (808 24 24 24)”, explica o SNS em comunicado, adiantando que os cidadãos “podem fazer a pesquisa por tipologia de urgência, por região, por unidade local de saúde e por unidade de saúde e saberem, de forma rápida e intuitiva, quais são os hospitais mais próximos e que estão acessíveis”.
Os dados serão atualizados de hora a hora, fornecendo aos utentes, de forma transparente e inovadora, a resposta de cada hospital e do SNS em matéria de urgência hospitalar.
A direção executiva do SNS recorda que o plano assistencial para o verão “está a ser cumprido, nomeadamente ao nível das urgências de obstetrícia/ginecologia, que, na Região de Lisboa e Vale do Tejo, estão a funcionar em rede, de forma a garantir-se sempre a resposta assistencial”.
Este plano para as urgências de obstetrícia/ginecologia “foi acordado entre o Ministério da Saúde, os diretores clínicos e os presidentes dos conselhos de administração dos hospitais envolvidos”, acrescenta a mesma nota.
Mais informação em https://www.sns.gov.pt/servicos-de-urgencia-sns/