Quinta-feira, 20 de Março de 2025
No menu items!

UTAD e Bel Portugal lançam programa de apoio a produtores de leite

A iniciativa visa promover as melhores práticas em bem-estar animal, sustentabilidade e valorização do trabalho dos produtores, para contribuir para o aumento da eficiência das explorações agrícolas

-PUB-

A Bel Portugal, empresa especialista em queijo, em parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), criou o Programa Produtores de Leite Limiano, uma iniciativa que tem como meta reforçar a sustentabilidade da produção leiteira nacional, promovendo as o bem-estar animal, sustentabilidade e valorização do trabalho dos produtores.

O programa está assente em três pilares os produtores, animais e planeta, e está a ser desenvolvido ao longo dos últimos dois anos.

Ao implementar “as melhores práticas em bem-estar animal, promover segurança e qualidade de vida dos trabalhadores, e a preservação ambiental”, o programa vai permitir “valorizar a cadeia produtiva e proporciona benefícios económicos, sociais e ambientais para todos os envolvidos”, sustenta o professor da UTAD, José Carlos Almeida. “A produtividade eficiente, sustentável e ética melhora a imagem do leite e estimula a sua procura. O programa valoriza a cadeia produtiva e proporciona benefícios económicos, sociais e ambientais para todos os envolvidos”, acrescenta ainda o docente.

Para o diretor de compras da Bel Portugal, Eduardo Vasconcelos, a iniciativa vai “assegurar um futuro mais sustentável e rentável para os produtores, promovendo práticas inovadoras” que vão beneficiar “toda a cadeia de valor do leite em Portugal”.

Outro foco do programa é assegurar “elevados padrões de qualidade do leite”, consolidando a confiança dos consumidores. “A produção leiteira holística, assente na agricultura regenerativa, também está no centro desta iniciativa, contribuindo para um modelo produtivo mais integrado e equilibrado”. Ao mesmo tempo, o programa “pretende reconhecer social e economicamente o trabalho dos produtores de leite, tornando mais atrativa a sua atividade e valorizando a sua dedicação e esforço na construção de um setor mais sustentável e competitivo”, salienta ainda a empresa.

A marca Limiano trabalha atualmente com 34 produtores de leite da zona Norte do país, garantindo uma relação de parceria sólida e duradoura.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS