Com esta comemoração, a UTAD pretende contribuir para o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) “Igualdade de Género”, consolidando a sua vertente de responsabilidade social. Instituído pela ONU em 2015, o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência tem como objetivo alertar para a desigualdade de género que penaliza as oportunidades e carreiras das mulheres nos domínios da ciência, da tecnologia e da inovação.
Observar as diferentes fases do crescimento de um feijão, descobrir a anatomia de uma árvore, analisar o interior de uma cereja e participar na experiência dos caroços dançarinos é a proposta para os mais pequeninos. Levar o cão Loki e um microscópio para mostrar como se investiga em Medicina Veterinária ou utilizar couve roxa, limões, chocolates e água para experiências químicas são outros dos desafios lançados pelas investigadoras da UTAD. Perceber como é que a criatividade potenciada pelo programa “Skills4Genius” pode contribuir para o desenvolvimento de competências socioemocionais e empoderamento das crianças e das jovens.
Esta iniciativa conta com aparticipação de Isabel Pires, investigadora do Centro de Ciência Animal e Veterinária (CECAV), Mariana Fernandes e Daniela Pinheiro, investigadoras do Centro de Química de Vila Real (CQ-VR), Sara Santos, investigadora do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), e Sílvia Afonso, investigadora do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroalimentares e Biológicas (CITAB).