Quinta-feira, 30 de Junho de 2022

UTAD lidera projecto de investigação, de âmbito nacional

A Universidade de Trás-os–Montes e Alto Douro (UTAD) e a Empresa Intermunicipal Resíduos do Nordeste viram aprovada, pela Sociedade Ponto Verde (SPV) a candidatura a um projecto de investigação e desenvolvimento denominado “Modelo de Avaliação do Desempenho de Sistemas de Gestão de Materiais Recicláveis”, na área dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). A equipa de investigação, […]

A Universidade de Trás-os–Montes e Alto Douro (UTAD) e a Empresa Intermunicipal Resíduos do Nordeste viram aprovada, pela Sociedade Ponto Verde (SPV) a candidatura a um projecto de investigação e desenvolvimento denominado “Modelo de Avaliação do Desempenho de Sistemas de Gestão de Materiais Recicláveis”, na área dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU).

A equipa de investigação, liderada por Isabel Bentes e Carlos Afonso Teixeira, compreende várias valências, nomeadamente técnicos ligados à Engenharia Civil, Engenharia do Ambiente, Engenharia Electrotécnica e Informática.

O projecto consistirá na concepção de um modelo de avaliação do desempenho, na sensorização dos contentores de resíduos recicláveis, vulgarmente denominados “ecopontos”, para aquisição automática de dados e no desenvolvimento de um sistema de informação capaz de recolher e tratar, em tempo real, toda a informação necessária ao cálculo de indicadores de desempenho relativos à gestão dos resíduos recicláveis. Estes indicadores traduzirão a forma como as operações de gestão de resíduos estão a ser realizadas e a sua interpretação poderá contribuir decisivamente para a optimização dos serviços que se reflectirá em economia e melhoria da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.

Este projecto será desenvolvido em parceria com a Empresa Intermunicipal Resíduos do Nordeste, sedeada em Mirandela e implementado na sua área de actuação, uma região do país com baixa densidade e grande dispersão populacionais que trazem dificuldades acrescidas à gestão de resíduos, devido à ausência de uma economia de escala.

No final do projecto, a equipa responsável espera conseguir conceber um modelo que possa ser aplicado a qualquer Sistema de Gestão de RSU e com diferentes realidades sociais e económicas, constituindo a base para a criação de um Sistema Integrado e Generalizado de Avaliação do Desempenho, a médio prazo.

Foi com base na experiência desta equipa de investigação da UTAD e na estratégia nacional e comunitária definida para este sector que surgiu a fundamentação para o projecto. Com experiência sólida adquirida em projectos anteriores, nomeadamente na Câmara Municipal do Porto, no Sistema de Gestão de Resíduos do Nordeste Transmontano e na RESAT, a equipa decidiu candidatar-se a este projecto de investigação e desenvolvimento, financiado pela SPV, com vista a encontrar soluções para os problemas identificados em projectos anteriores. Por outro lado, dado que um número significativo de entidades gestoras apresenta um nível de reciclagem reduzido, o Instituto Regulador de Águas e Resíduos (IRAR) sugere que se mantenha o esforço de investimento no sector da recolha selectiva, a fim de se atingirem as metas estipuladas pela licença da Sociedade Ponto Verde, para as quais este trabalho dará uma importante contribuição.

Para além disso, com este projecto, no valor de 89.000 € e com uma duração prevista de 2 anos, a UTAD procura assumir um papel mais relevante no panorama nacional e “deslitoralizar” a investigação científica em Portugal.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.