Quarta-feira, 22 de Outubro de 2025
No menu items!
Vila RealUTAD promoveu reunião anual do projeto europeu Econutri

UTAD promoveu reunião anual do projeto europeu Econutri

O objetivo do consórcio foi desenvolver conceitos e tecnologias inovadoras para uma gestão ecológica e sustentável de nutrientes na agricultura.

-PUB-

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), através do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), organizou entre os dias 8 e 10 de outubro uma reunião anual do projeto europeu ECONUTRI. Consórcio internacional que reúne “24 países europeus e várias universidades chinesas”.

O encontro decorreu em Braga e contou com a presença de investigadores, professores e representantes institucionais, incluindo o coordenador do projeto, Prof. Dimitrios Savvas, da Universidade Agrícola de Atenas, na Grécia.

A iniciativa reforça a cooperação científica entre a Europa e a China e integra o compromisso europeu com a meta de “Poluição Zero”, promovendo “práticas agrícolas que melhorem a qualidade do solo, da água e do ar”.

A equipa da UTAD, composta por Henrique Trindade (coordenador), João Coutinho, João Ricardo Sousa, Rupesh Kumar Singh, Guilhermina Marques e Mário Santos, assumiu a organização do evento. A equipa apresentou também os projetos de campo em curso, nomeadamente na Cooperativa Agrícola AGRIBAR, em Barcelos, onde decorre um ensaio que “visa melhorar a qualidade do milho e reduzir as perdas de nutrientes”.

A iniciativa enquadra-se na estratégia de internacionalização e sustentabilidade da UTAD, alinhada com o seu Programa Estratégico 2021-2025 e com a Agenda 2030 das Nações Unidas, reforçando “o papel da universidade na investigação aplicada ao desenvolvimento sustentável e na transferência de conhecimento para o setor agrícola”.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS