Em comunicado, a academia fez saber que a novidade da edição deste ano é a apresentação do prémio “Alumni”, que pretende distinguir o percurso profissional ou cívico de antigos alunos daquela universidade.
Segundo Emídio Gomes, “trata-se de um prémio anual para reconhecer um antigo aluno, que se tenha distinguido pelo seu percurso profissional e ou cívico, seja a nível nacional ou internacional”. Para o reitor da UTAD, “quem for distinguido poderá ser uma inspiração para os atuais alunos, para os seus pares e para a sociedade, contribuindo para consolidar a UTAD como uma instituição de referência”.
A quarta edição do encontro “Alumni” conta, até ao momento, com 100 inscritos e tem como objetivo “estreitar os laços de colaboração e solidariedade entre os antigos alunos e a sua eterna academia”.
“Queremos, junto desta rede de contactos intergeracionais de Alumni, divulgar o que se está a desenvolver na UTAD, promover o intercâmbio de ideias sobre as tendências, os desafios e as necessidades do mercado de trabalho, sendo facilitadores da empregabilidade aos recém-formados pela UTAD”, confessa o presidente da Associação Alumni, Rúben Claro da Fonseca.
Para este dia está preparado um périplo pelo ‘campus’, que dará a conhecer aos antigos estudantes o “University Center”, um projeto que “fez renascer a histórica zona do Pedrinhas”, uma passagem pela tradicional pastelaria Gomes e pelo Pioledo, onde atuarão as tunas da UTAD. O dia termina com um jantar comemorativo.
O encontro Alumni UTAD realizou-se, pela primeira vez, em 2011 e, segundo a universidade, “já envolveu mais de mil antigos estudantes, oriundos das mais diversas cidades, dentro e fora do país”. As inscrições decorrem até dia 12.