Mariana Silva, candidata do PEV, Partido Ecologista Os Verdes, na lista da CDU ao Parlamento Europeu, visitou o Parque Natural de Montesinho (PNM), em Bragança, defendendo que a gestão dos parques e reservas naturais não pode passar para os municípios, cabendo ao poder central a sua organização de forma uniforme.
“Para o PEV é preocupante que a gestão dos parques e das reservas da natureza seja entregue aos municípios. Não é essa a sua função. A função de preservar os parques e reservas naturais é do poder central Não devem ser os municípios os responsáveis destas áreas, mas sim o poder central, para que uniformemente todos os parques e reservas naturais sejam geridos pelo mesmo organismo e possam assim ter todas as possibilidades, quer seja em termos de contratação de técnicos, de investimento, de orçamento, e, por isso, somos contra a municipalização dos parques e reservas naturais”, sublinhou a candidata do PEV, quarta na lista da CDU, no encontro de terça-feira com a direção do PNM.
Mariana Silva lembrou a questão das alterações climáticas, reforçando a necessidade que existe em preservar os parques e reservas naturais e biodiversidade, reiterando que, por isso, “a organização destes parques deve ser feita a nível central e não nos municípios, pois poderá haver uma relação mais estreita com a economia local, que pode prejudicar a conservação” e, como acrescentou, “temos que conservar, porque senão deixamos de ter a possibilidade da renovação do ar, da renovação das espécies,…há toda uma mais valia dos parques que a população, por vezes, não compreende. Há cada vez mais gente a querer usufruir da natureza como ela está e não alterada. E para a agricultura há planeamento que estas estruturas não deixam para trás, não deixam de verificar se é possível ou não fazer esses enquadramentos económicos”.
A visita a Bragança, particularmente ao Parque Natural de Montesinho, teve como objetivo, como explicou Mariana Silva, “ver como estavam a decorrer alguns projetos piloto” e a contratação de novos vigilantes da natureza, tendo verificado que esta “veio favorecer o trabalho no PNM”. A candidata concluiu que o PEV tem diversas preocupações no que diz respeito à região, nomeadamente a desertificação, a política agrícola e a mobilidade.