O autarca português apontou para uma outra viagem de circum-navegação que será constituída em rede, a nível mundial, dos sítios de Magalhães e que irá abranger várias cidades e vilas, de Espanha, Filipinas e Chile. Tudo isto numa perspectiva de cooperação futura, com a Instalação Magalhães, em Sabrosa, e através de estratégias e parcerias diversificadas nas áreas da cultura, ensino, turismo e mesmo comerciais, que podem “trazer mais-valias para Sabrosa, para o Douro e para o próprio País”, conforme salientou José Manuel Marques. Esta iniciativa teve já como pano de fundo, as próximas comemorações do V Centenário da Primeira Viagem de Circum-Navegação à Volta da Terra, que se irão realizar entre 2019 e 2022. “Como autarca de Sabrosa, senti-me honrado pelo facto da nossa vila ser distinguida nesta cerimónia, que representa mais uma janela de oportunidades para o concelho e para a região e vai impulsionar, ao mesmo tempo, o estabelecimento de vários laços de cooperação entre as comunidades dos dois países, onde a Instalação Magalhães assumirá uma centralidade privilegiada de conhecimento universal”.
Nos encontros mantidos com os autarcas e empresários espanhóis, o presidente da Câmara Municipal de Sabrosa sentiu que há, da parte deles, interesse em visitar e conhecer o Douro, tendo no horizonte o estabelecimento de laços turísticos e de intercâmbio comercial, ligados ao vinho.
Agora, todos os anos, a 6 de Setembro, a organização pretende levar a efeito esta homenagem para assinalar o dia em que a viagem de circum-navegação foi concluída em Sanlúcar da Barrameda. Além da presença dos presidentes dos Municípios evocados, a cerimónia contou José Marques, Andoni Aristi (Guetaria) e pela regedora local, Irene Garcia, além de altas individualidades da armada espanhola, entidades locais e empresários.
Os autarcas receberam, das mãos dos presidentes da Fundação, um diploma alusivo à primeira viagem de circum-navegação e ainda uma peça de artesanato que contém algumas das especiarias tão ambicionadas e procuradas nas expedições da época de Magalhães. O edil de Sabrosa entregou ainda a Irene Garcia, regedora de Sanlúcar de Barrameda, a medalha de ouro da vila duriense.
A festa decorreu nas instalações de uma das mais importantes empresas vinícolas de Espanha, a “Bodegas Herederos de Argueso”.