Terça-feira, 11 de Novembro de 2025
No menu items!
InícioMondim de BastoVila recebeu Encontro de Tunas do Marão e do Alvão

Vila recebeu Encontro de Tunas do Marão e do Alvão

No sábado, Mondim de Basto foi palco de um encontro único que juntou as Tunas do Marão e do Alvão numa jornada de reflexão, partilha de memórias e muita animação.

-PUB-

O Presidente da Câmara de Mondim, Humberto Cerqueira, abriu a sessão, dando as boas-vindas a todos os presentes e mostrando a satisfação de ver uma sala cheia de entusiastas pelas memórias da cultura popular desta região.

Intervieram também na abertura desta sessão, João Ribeiro da Silva, Chefe de Divisão de Promoção e Dinamização Cultural, da Direção Regional de Cultura do Norte; Salustiano Lopes, responsável da Associação Arquivo de Memórias; e os representantes dos Municípios de Amarante, Gabriel Gomes, Secretário da Vereação; de Santa Marta de Penaguião, Sílvia Silva, vice-presidente, e de Vila Real, Eugénia Almeida, vice-presidente.

João Carvalho, da Escola Municipal de Música de Mondim de Basto foi responsável pela apresentação da conferência “Tunas Rurais: passado, presente e futuro”.

As Tunas de Ermelo, de Carvalhais, de Ansiães, de Bisalhães, da Campeã e de Soutelo juntaram-se no período da tarde para oferecer à população um espetáculo musical, que abriu e encerrou com a Tuna de Ermelo, representante deste concelho de Mondim de Basto.

O vereador Nuno Lage encerrou o encontro com palavras de incentivo à prossecução deste projeto e manifestando a disponibilidade da autarquia para continuar a apoiar as iniciativas que zelam pela preservação das tradições culturais.

As Tunas que integram este projeto mostraram-se também motivadas para promoverem mais edições destes encontros, que consideram importantes para levar as histórias e memórias de um povo, às gerações futuras.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências, nunca paramos um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

PRÉMIO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS