Enquanto muitos jovens se divertiam na praia ou estavam junto das suas famílias, um grupo de adolescentes desta associação, imbuídos de um forte espírito altruísta, voluntariou-se para, durante algumas horas, fazer companhia a pessoas idosas.
Com o objetivo de criar uma relação de proximidade com os utentes, os jovens escoteiros levaram afeto e atenção, aproveitando esta deslocação para ajudá-los em pequenas tarefas, sobretudo à hora das refeições. Através de um diálogo franco e honesto que uniu diferentes gerações, os voluntários dedicaram o seu tempo e talento sobretudo a ouvir histórias de vida. No final, prometeram regressar em breve a esta instituição.
Pertencente à Santa Casa da Misericórdia de Lamego, o Lar de Arneirós destaca-se pela qualidade dos serviços prestados a 84 utentes. Entre outros objetivos específicos, esta estrutura residencial assegura a satisfação das necessidades básicas da pessoa idosa, nomeadamente o alojamento, a saúde, a higiene, o conforto e o lazer. Em breve, vai iniciar-se a reabilitação da sua ala mais antiga num investimento total de 1,5 milhões de euros.