No 18 de novembro, com o apoio do Município de Vila Real, teve lugar o primeiro evento desta efeméride, numa sessão de formação intitulada “Mass Training” dirigida às crianças das Escolas Secundárias de Vila Real, uma iniciativa com o objetivo de alertar os jovens para o Suporte Básico de Vida, ensinando-os a identificar situações potencialmente fatais que possam pôr em causa a vida das pessoas.
Durante a sessão foram abordadas três situações: Posição Lateral de Segurança, a Obstrução da Via Aérea e a Atuação em Caso de Paragem Cardiorrespiratória, reforçando ainda a importância da realização do pedido de ajuda de forma correta e imediata, e das manobras a realizar até à chegada de auxílio especializado.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Alexandre Favaios, referiu que “é de extrema importância o trabalho de proximidade com a comunidade e que fornecer estas ferramentas nestas idades é uma mais-valia, porque permitem uma atuação adequada, tanto na escola como em contexto familiar”.
Neste sentido, foram mobilizados grupos de alunos das Escolas Diogo Cão, Morgado de Mateus, São Pedro e Camilo Castelo Branco para participar nesta atividade.