Segunda-feira, 6 de Dezembro de 2021

Voltou a normalidade à câmara de Vinhais

Especialistas conseguiram remover os vírus e colocar o sistema informático novamente operacional  

-PUB-

Está solucionado o ataque informático que aconteceu na câmara de Vinhais. Depois de dez dias sem sistema informático, os técnicos conseguiram resolver o problema e todos os constrangimentos “estão resolvidos”, anunciou a autarquia liderada por Luís Fernandes.
Esta câmara transmontana esteve sem sistema informático desde 15 de outubro, data em que foi alvo de um ataque informático com pedido de resgate de vários milhares de euros. Os piratas pediam resgates de 20 a 30 mil euros só para os utilizadores acederem a um documento.

O ataque informático que aconteceu na autarquia de Vinhais é conhecido como ‘ransomware’, que é um vírus normalmente introduzido a partir do estrangeiro e bloqueia o acesso ao sistema, pedindo um resgaste avultado para aceder a documentos que se encontram nesse mesmo sistema infetado.

Desde o início do ano, as autoridades já registaram cerca de três dezenas de ataques informáticos, designados de ‘ramsomware’, que bloquearam vários organismos do Estado, sobretudo autarquias, escolas e hospitais.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.