Está solucionado o ataque informático que aconteceu na câmara de Vinhais. Depois de dez dias sem sistema informático, os técnicos conseguiram resolver o problema e todos os constrangimentos “estão resolvidos”, anunciou a autarquia liderada por Luís Fernandes.
Esta câmara transmontana esteve sem sistema informático desde 15 de outubro, data em que foi alvo de um ataque informático com pedido de resgate de vários milhares de euros. Os piratas pediam resgates de 20 a 30 mil euros só para os utilizadores acederem a um documento.
O ataque informático que aconteceu na autarquia de Vinhais é conhecido como ‘ransomware’, que é um vírus normalmente introduzido a partir do estrangeiro e bloqueia o acesso ao sistema, pedindo um resgaste avultado para aceder a documentos que se encontram nesse mesmo sistema infetado.
Desde o início do ano, as autoridades já registaram cerca de três dezenas de ataques informáticos, designados de ‘ramsomware’, que bloquearam vários organismos do Estado, sobretudo autarquias, escolas e hospitais.